Campo Grande, 14/06/2025 19:42

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 21 maio, 2025

Polícia Federal promove ações contra corrupção na Educação de MS


Polícia Federal encontrou um cofre “recheado” de dinheiro em um apartamento vazio localizado no edifício Hannover, na Rua das Garças, em Campo Grande (MS), durante o cumprimento de mandados da Operação Vox Veritatis, deflagrada na manhã desta quarta-feira (21). A ação investiga um esquema de corrupção envolvendo mais de R$ 20 milhões em contratos da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED-MS).

Segundo os agentes, o apartamento estava desocupado, mas o cofre foi localizado com centenas de cédulas em real, cuja quantia exata ainda não foi divulgada oficialmente.

A operação

A Vox Veritatis é um desdobramento das operações “Mineração de Ouro” e “Terceirização de Ouro”, que investigaram desvios de recursos públicos federais. O foco atual são fraudes em adesões de atas de registro de preços, com contratos superfaturados firmados pela SED com empresas previamente escolhidas, mediante pagamento de comissões de 5% que eram divididas entre intermediários e servidores públicos.

  • 9 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Mato Grosso do Sul e no Rio de Janeiro.
  • Dois contratos sob investigação já somam mais de R$ 20 milhões em recursos públicos.
  • Os envolvidos podem responder por peculato, corrupção, lavagem de dinheiro e fraudes em licitações.

Secretaria de Educação não foi informada

Procurado pela imprensa, o secretário de Educação de MS, Hélio Daher, afirmou não ter sido informado oficialmente sobre a operação realizada nesta manhã.

“Não tenho conhecimento dos mandados ou dos alvos. Assim que houver informações oficiais, nos posicionaremos”, disse brevemente à reportagem.




Deixe seu comentário