Campo Grande, 29/04/2024 09:50

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 21 mar, 2022

Prefeitura da Capital desobriga uso de máscaras em locais fechados


Na manhã desta segunda-feira (21), o uso de máscaras em locais fechados também deixará de ser obrigatório em Campo Grande. O martelo foi batido no fim da tarde de hoje, quando a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) apresentou no gabinete de Marquinhos Trad (PSD) decisão favorável à flexibilização.

Decreto contendo a liberação será publicado em Diário Oficial nesta terça-feira (22), conforme apurou a reportagem. “Amanhã será exarado o decreto para a validação dessa regra pelos próximos 15 dias. Caso seja necessário, faremos nova restrições”, afirmou o prefeito ao fim da reunião.

Conforme recomendado pela secretaria, o decreto deve liberar o uso de máscaras exceto em ambientes hospitalares, no transporte coletivo e rodoviário.

A Sesau também orienta que pessoas com comorbidades e com sintomas respiratórios continuem usando as máscaras. Também é recomendável a utilização da proteção em asilos.

De acordo com a secretaria, a queda no número de novos casos da covid-19, internações e mortes justifica a flexibilização. Em fevereiro, por exemplo, 42% das pessoas que passavam pelos teste de covid e em março, esse percentual caiu para 16%.

O Governo de Mato Grosso do Sul revogou a obrigatoriedade da utilização do protetor facial em 10 de março, mas as prefeituras têm autonomia para seguir ou não a norma. O prefeito comentou naquela semana que a liberação na Capital seria progressiva e desobrigou os moradores da Capital de usarem o dispositivo em ambiente abertos.




Deixe seu comentário