Campo Grande, 28/04/2024 12:19

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 21 mar, 2024

Presidente Gerson Claro fala da Síndrome de Down


 

O presidente Gerson Claro (PP), durante a sessão ordinária desta quinta-feira, fez uma reflexão sobre o Dia Mundial da Síndrome de Down – 21 de março, uma campanha de conscientização global instituída pela Organização Nações Unidas (ONU) desde 2012.

O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a necessidade de direitos igualitários, inclusão e bem-estar dos indivíduos com Síndrome de Down em todas as esferas sociais. “Nesta Casa de Leis, existem vários projetos e leis que asseguram, promovem e protegem o exercício dos direitos humanos e fundamentais das pessoas com deficiência”, destacou.

Para marcar a data celebrativa, a ONU juntamente com a Down Syndrome International, organização internacional de pessoas com deficiência, sediada no Reino Unido, definiu o tema anual para a campanha: Fim dos Estereótipos.

A campanha enfatiza a importância de acabar com mitos e estereótipos, que geram preconceitos e capacitismo. Dentre os mais comuns são: infantilização, incapacidade de aprendizados e sexualidade aflorada.

A abordagem mostra a importância de compreender as individualidades e singulares das pessoas com Síndrome de Down e, principalmente, as potencialidades e habilidades que podem ser desenvolvidas quando elas têm oportunidades.




Deixe seu comentário