Campo Grande, 14/06/2025 18:45

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 05 jun, 2025

Programa “Envelhecer é Legal” no Junho Prata valoriza a pessoa idosa


O Governo de Mato Grosso do Sul lançou, o Programa Estadual “Envelhecer é Legal”, uma iniciativa inédita voltada à valorização da pessoa idosa. A ação marca a abertura oficial da campanha Junho Prata 2025, mês de conscientização sobre os direitos, o respeito e a proteção à população idosa.

Instituído por resolução publicada no Diário Oficial do Estado, o programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Cidadania (SEC) e estruturado sobre três pilares principais:

Eixos do Programa “Envelhecer é Legal”

  1. Marco normativo e institucional: fortalecimento de leis e políticas públicas de enfrentamento à discriminação etária.
  2. Educação e sensibilização: ações educativas para combater o preconceito contra idosos e desconstruir estereótipos.
  3. Convivência intergeracional e protagonismo: estímulo à participação ativa da pessoa idosa na sociedade e ao diálogo entre gerações.

“Envelhecer é um direito. Com esse programa, o Governo reafirma o compromisso com o respeito e a dignidade das pessoas idosas”, afirmou a secretária estadual da Cidadania, Viviane Luiza da Silva.

A subsecretária de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, Zirleide Barbosa, também reforçou que o programa responde ao envelhecimento acelerado da população sul-mato-grossense:

“É essencial garantir o direito de envelhecer com segurança, saúde, cidadania e solidariedade.”

Parcerias e articulação

A coordenação será feita pela Subsecretaria de Políticas Públicas para Pessoa Idosa, com o apoio de outras secretarias, prefeituras, universidades, entidades da sociedade civil e setor privado. A iniciativa integra os projetos estratégicos da SEC, conforme previsto pela Lei Estadual nº 6.186/2023.

Junho Prata 2025: Fortalecendo Laços

A campanha deste ano traz o tema “Fortalecendo Laços: Saberes e Práticas Intergeracionais no Enfrentamento à Violência contra as Pessoas Idosas”, destacando o diálogo entre diferentes gerações como ferramenta de educação, prevenção e promoção da cultura do cuidado coletivo.




Deixe seu comentário