Campo Grande, 27/04/2024 20:40

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 01 fev, 2021

PSDB recua e decide entrar no bloco de Baleia Rossi na disputa pela Câmara


Legenda havia desistido de adesão  –  Deputados têm autonomia no voto

Faixas e bandeiras da campanha dos candidatos a presidente da Câmara dos Deputados, Baleia Rossi (MDB-SP) e Arthur Lira (PP-AL), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF)Sérgio Lima/Poder360 – 30.jan.2021

O PSDB recuou, nesta 2ª feira (1º.fev.2021), da decisão de abandonar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) para presidir a Câmara dos Deputados.

O desembarque havia sido definido durante a noite de domingo (31.jan), após a Comissão Executiva Nacional do DEM determinar a saída do partido do bloco de apoio a Baleia.

Receba a newsletter do Poder360

Com a saída da legenda de Rodrigo Maia (DEM-RJ), principal apoiador de Baleia, a cúpula do PSDB temia que a imagem do partido ficasse associada à do PT e do PC do B, que apoiam o emedebista.

Na manhã desta 2ª feira (1º.fev), no entanto, a avaliação de líderes da sigla mudou. Após uma série de conversas, os tucanos voltaram atrás.

Políticos em cargos de destaque no partido avaliaram que o risco da associação com siglas de esquerda é menor do que a ligação com o deputado Arthur Lira (PP-AL), candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. Atuaram fortemente por esse entendimento nomes como o governador João Doria e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Na prática, como os deputados têm autonomia para votar nos candidatos em que desejam e o voto é secreto, o recuo da legenda terá pouco impacto na eleição desta 2ª (1º.fev).

O início da sessão está agendado para 19h. A eleição é presencial, secreta e feita em urna eletrônica. As cabines de votação foram instaladas no Salão Verde da Casa na última 2ª feira (25.jan.2021).

Poder360 irá transmitir ao vivo as eleições em seu canal no YouTube.

CONTINUAR LENDO

O Poder360 integra o




Deixe seu comentário