Campo Grande, 29/04/2024 04:25

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 10 jan, 2023

Riedel trata de ações governamentais com 12 prefeitos do Cone Sul


Prefeitos de 12 municípios de Mato Grosso do Sul, todos integrantes do Conisul (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento da Região Sul), participaram de uma reunião nesta terça-feira (10), na governadoria, sobre perspectivas de futuro. Eles conversaram com o governador Eduardo Riedel, o vice Barbosinha e secretários da gestão com o objetivo de debater parcerias com o Estado para melhorias na região.

O Conisul reúne 14 municípios de Mato Grosso do Sul (Amambai, Aral Moreira, Caarapó, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Japorã, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Sete Quedas e Tacuru).

De acordo com o governador, a reunião com os prefeitos do Conisul foi extremamente produtiva e fortaleceu ainda mais a parceria que o Governo do Estado possui com os municípios de Mato Grosso do Sul.

“Tivemos uma reunião extremamente produtiva, já temos uma parceria estabelecida, que une Governo, o Consórcio e a Itaipu, no intuito de desenvolver a região e preservar o meio ambiente. Vamos continuar esse trabalho, manter os investimentos e a preservação daquelas microbacias existentes no Conesul”, enfatizou Eduardo Riedel.

Ele disse ainda que o consórcio tem feito um excelente trabalho em várias áreas, principalmente na preservação das estradas. “Precisamos dar encaminhamento e ampliar estas ações, no nosso Plano de Governo o municipalismo é nosso carro chefe, portanto o Consórcio do Conisul pode contar conosco e dar continuidade a este excelente trabalho que envolve diversas áreas, principalmente a melhoria das estradas que interfere diretamente no escoamento da nossa safra que está chegando e na segurança para a população”, disse o governador.

Já o vice-governador Barbosinha ressaltou que a presença dos prefeitos na governadoria fortalece as relações e é importantíssima para o processo de municipalismo que a gestão irá fortalecer. “Debatemos questões muito importantes como a preservação das microbacias da região, manutenção das vias municipais, o apoio da Itaipu ao consórcio, entre outros assuntos, que fortalecem e ampliam o nosso compromisso com o Consórcio do Conisul. Uma reunião importante para o início do nosso Governo, pois reforça o nosso compromisso com o desenvolvimento de todos os municípios de Mato Grosso do Sul”, pontuou Barbosinha.

Para o secretário Hélio Peluffo (Infraestrutura e Logística), que atuará diretamente com o Consórcio do Conisul, a reunião foi importante para fortalecer ainda mais a importância desta organização dos prefeitos. “A organização dos municípios em Consórcio beneficia muito a região e o Conisul é um case de sucesso, que já fez excelentes parcerias, como com a Itaipu, por exemplo, firmando um convênio onde a hidrelétrica entrou com os equipamentos e eles custearam o combustível, peças e serviços para reforma das estradas municipais. O resultado é mais rápido e nós vamos incentivar no Governo de Eduardo Riedel que os prefeitos se organizem cada vez mais dessa forma para podermos ampliar a nossa gestão municipalista de desenvolvimento”, enfatizou o secretário.

O prefeito de Sete Quedas, Francisco Piroli, presidente do Consórcio do Conisul, disse que o governador Eduardo Riedel, é conhecedor de todas as demandas dos municípios e será um gestor municipalista. “Saímos felizes da reunião, pois sabemos que as nossas demandas de desenvolvimento serão atendidas, primeiro pela capacidade técnica do governador e sua equipe, segundo porque o Eduardo Riedel sempre teve compromisso com os municípios de Mato Grosso do Sul e agora poderemos ampliar as parcerias e fortalecer ainda mais esta relação”, concluiu Chico Piroli.

Também participaram o secretário de Governo, Pedro Caravina, o secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha e outros onze prefeitos do Consórcio Conisul, além do presidente, prefeito de Sete Quedas, Francisco Piroli. São eles: o prefeito de Amambaí, Dr. Bandeira, prefeito de Aral Moreira, Alexandrino, prefeito de Caarapó, Andé Nezzi, prefeito de Eldorado, Aguinaldo dos Santos, prefeito de Iguatemi, Lídio Ledesma, prefeito de Japorã, Paulo César Franjotti, prefeito de Juti, Gilson da Cruz, prefeito de Mundo Novo, Valdomiro Brischiliari, prefeito de Naiviraí, Rhaiza Mattos, prefeito de Itaquiraí, Thalles Tomazelli e o prefeito de Paranhos, Donizete Viaro.

Karina Vilas Boas, Comunicação do Governo de Mato Grosso do Sul

Fotos: João Garrigó




Deixe seu comentário