Campo Grande, 27/04/2024 18:41

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 23 ago, 2022

Saudações Pantaneiras traz Marcelo Loureiro, Geraldo Espíndola e Renato Teixeira


 

Na véspera de seu aniversário de 123 anos, a Cidade Morena receberá três nomes de peso da música regional e brasileira na região central. Como parte da programação do Festival Campo Grande em Ação, a Prefeitura Municipal promove o show Saudações Pantaneiras, que reúne na Praça do Rádio os sul-mato-grossenses Marcelo Loureiro e Geraldo Espíndola e tem como atração principal o cantor e compositor Renato Teixeira. A programação começa a partir das 18h.

O evento será realizado nesta quinta-feira (25) e contará ainda com brinquedos infláveis e cama-elástica para as crianças – levados pelo Fundo de Apoio à Comunidade (FAC) –, pinturas faciais e distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce.

Já na Concha Acústica Família Espíndola, quem abre os trabalhos é a dupla de Geraldo Espíndola e Marcelo Loureiro. O encontro entre um compositor símbolo do Centro-Oeste e um dos maiores instrumentistas contemporâneos do País representa uma viagem por canções que inspiraram a carreira artística dos dois.

O impulso criativo gerado pelo Pantanal permeia todo o repertório, que inclui canções como “Chalana” (Mário Zan/Arlindo Pinto), “Kananciuê” (Moacir Lacerda e João Luiz Bittencourt) e ‘Trem do Pantanal’ (Paulo Simões/Geraldo Roca). Além dos clássicos, serão interpretados sucessos autorais dos artistas que divulgam a imagem de MS mundo afora, entre elas “Quyquyho” e “Cunhataiporã”.

O trabalho que vem sendo apresentado pelos palcos brasileiros é também uma celebração dos 45 anos de estrada do campo-grandense Geraldo Espíndola, que gravou no período seis álbuns solo (dois LPs e quatro CDs) e quatro trabalhos coletivos. Pelo lado do carioca Marcelo Loureiro, a turnê é uma oportunidade de mostrar seu talento como multi-instrumentista para um público ainda maior – tocando violão, viola caipira, charango e harpa paraguaia nas apresentações –, bem como as inspirações de sua infância na cidade de Guia Lopes da Laguna.

Para o secretário municipal de Cultura e Turismo (Sectur) Max Freitas, os nomes escolhidos são a cara da nossa cultura. “Os campo-grandenses amam esse estilo de música e a novela da Globo despertou ainda mais o amor pelo nosso Pantanal”, disse.

O emocionante dueto será sucedido pelo talento do santista Renato Teixeira, muito conhecido pelos sucessos “Romaria” (eternizado na voz de Elis Regina, em 1977), “Frete” (música tema da série televisiva “Carga Pesada”) e pelas parcerias com Gal Costa, Maria Bethânia e Almir Sater. Em seus shows, Renato navega por vertentes da MPB, country e folk, sem perder a essência da música caipira e sertaneja.

Serviço

O Saudações Pantaneiras será realizado na Praça do Rádio, localizada na Avenida Afonso Pena, entre as ruas Padre João Crippa e Pedro Celestino. A entrada é gratuita e o evento começa às 18h.

No dia seguinte (26), o Festival Campo Grande em Ação segue rumo à região do Segredo, para o Bairro Nova Lima. Com apresentações de dança, teatro e música, o evento também está previsto começar às 18h




Deixe seu comentário