Campo Grande, 21/06/2024 09:33

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 22 maio, 2024

Sebrae/MS incentiva internacionalização de negócios de mulheres


Para incentivar a internacionalização de negócios comandados por mulheres em Mato Grosso do Sul, o Sebrae/MS apresentou na manhã dessa terça-feira (21) o destino escolhido para a realização da primeira Missão Empresarial Internacional do programa Sebrae Delas – Desenvolvendo Empreendedoras Líderes Apaixonadas pelo Sucesso, iniciativa que fomenta o empreendedorismo feminino. A região de Tarapacá, ao norte do Chile, foi anunciada como o local que receberá, no segundo semestre deste ano, a caravana formada apenas por empresárias do estado.

A escolha do destino converge com a decisão estratégica do Sebrae/MS de apoiar negócios locais no aproveitamento das oportunidades que emergem com a Rota Biocêanica, que interligará o Brasil ao Chile, em um corredor rodoviário com extensão de 2.396 quilômetros para conectar os dois maiores oceanos do planeta – Atlântico ao Pacífico –, pelos portos de Antofagasta e Iquique (no Chile), passando ainda pelos países Paraguai e Argentina.

Essa será a primeira missão empresarial internacional do programa Sebrae Delas e oferece uma oportunidade única para as empresárias de Mato Grosso do Sul explorarem novos mercados e estabelecerem conexões internacionais. Entre os benefícios da internacionalização, também está o aumento da competitividade e o acesso a novos recursos.

Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a intenção é estimular as mulheres a se prepararem para o mercado. “Preparamos uma missão internacional, com todo um amparo institucional e mercadológico, com uma consultoria especializada. Nós, mulheres, precisamos estar conectadas e ligadas com essas oportunidades que surgem com a Rota Bioceânica. Chegaremos no Chile preparadas para ter diálogos de alto nível, para de fato estarmos com um olhar mais apurado”, pontuou.

O destino foi apresentado às empresárias que aderiram à Jornada Global do programa Sebrae Delas. Em comum, elas têm empreendimentos com potencial para expansão, por apresentaram produtos ou serviços atrativos. Elas contarão com o apoio da instituição para melhorarem os negócios e se prepararem para as atividades. “Essa é a importância de vocês terem todo esse know-how, para que essas pessoas ajudem vocês caso as suas empresas não estejam internacionalizadas”, destacou o gerente de negócios internacionais do escritório de Tarapacá, em Campo Grande, Fábio Cordeiro.

Sebrae Delas

Em 2024, as empreendedoras escolheram entre as jornadas Essencial, Premium e Global. Em qualquer uma, elas têm acesso a ferramentas e recursos inovadores na área de empreendedorismo; interação com consultores experientes; troca de experiências com outras empresárias; ampliação da rede de contatos; informações, oportunidades e outras iniciativas do Sebrae.

Mais informações no portal do Sebrae.




Deixe seu comentário