Campo Grande, 29/03/2024 11:50

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 23 jun, 2022

Sem rejeição e em evolução, Riedel está a menos de 4 pontos do líder, diz pesquisa


O levantamento mostra uma disputa equilibrada por duas vagas no segundo turno entre Marquinhos, André, Rose e Riedel.

Riedel avança nas pesquisas de intenções de voto (Foto: Divulgação )

Com pouca rejeição e em plena evolução nas pesquisas de intenções de voto, o pré-candidato do PSDB ao governo de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, está a menos de 4 pontos percentuais do líder, o ex-prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), segundo novo levantamento feito pelo IBP (Instituto Brasileiro de Pesquisa), divulgada nesta quarta-feira (22) pelo portal de notícias O Jacaré.

De acordo com a publicação, os números mostram que a disputa por uma vaga no segundo turno está totalmente embolada, com destaque especial para o candidato do PDSB, que saltou de 10,2% em maio para 16,1%, hoje, o que representa a maior variação entre os candidatos neste levantamento.

O ex-prefeito de Campo Grande lidera a corrida neste momento, mas oscilou para baixo. Ele tinha 21,60% em maio e está agora com 20.30%. Em segundo, aparece o ex-governador André Puccinelli (MDB) que caiu de 22,4% para 19.5%, enquanto a deputada federal Rose Modesto (União Brasil) subiu de 14.2% para 16.4%.

Conforme o levantamento, o deputado estadual Capitão Contar (PRTB) perdeu fôlego e oscilou para baixo, dentro da margem de erro, enquanto a advogada Giselle Marques (PT) e a professora Luhhara Arguelho (PSOL) permaneceram estáveis.

Realizada com 2.500 eleitores entre os dias 17 e 22 deste mês, a pesquisa do IBP tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2% para mais ou menos. Na Justiça Eleitoral, a sondagem foi registrada com os números MS-06086/2022 e BR-02473/2022.

O levantamento mostra uma disputa equilibrada por duas vagas no segundo turno entre Marquinhos, André, Rose e Riedel e vai incendiar a disputa eleitoral faltando pouco mais de três meses para o primeiro turno.

A expectativa do comando da campanha tucana é que Riedel evolua ainda mais assim que a campanha eleitoral começar para valer, a partir de agosto. Além do início do programa eleitoral gratuito de rádio e televisão no qual ele terá a oportunidade de mostrar as grandes obras feitas durante a sua gestão à frente da Secretaria de Infraestrutura.

Na estimulada, no primeiro cenário, Marquinhos tem 20,3%, seguido por André com 19,5%, Rose com 16,40%, Riedel com 16,1%, Capitão Contar com 6,2%, Giselle com 1,3% e Luhhara com 0,40%. Os brancos, nulos e indecisos somam 20%.

CRESCIMENTO

O crescimento e a baixa rejeição de Riedel nas pesquisas, já era previsto, visto que em abril, o candidato recebeu o apoio de 71 dos 79 prefeitos de Mato Grosso do Sul e mais de 500 vereadores declaram apoiá-lo neste caminhada.

Analisando as pesquisas também é possível notar que Riedel cresceu ‘tirando’ votos de Marquinhos e André. Em maio os dois somados perderam 4,20% das intenções de voto, enquanto o candidato tucano cresceu 5,9% em um mês.

O bom momento econômico de Mato Grosso do Sul, as obras em andamento em todas as regiões do Estado, são um ponto a favor de Riedel, já que até abril era ele que pilotava a máquina do Estado, sendo o encarregado do governador Reinaldo Azambuja por tocar os projetos que vem colocando o Estado entre os que mais crescem no Brasil.

REJEIÇÃO

A pesquisa aponta Eduardo Riedel é o pré-candidato ao Governo com o menor índice de rejeição se comparado com os outros. Riedel apareceu em último com 3,10%.

André Puccinelli (MDB) liderou com 25,80%, em segundo lugar está Marquinhos Trad (15,60%); em terceiro lugar está Capitão Contar (12,30%). Em seguida aparece Luhhara Arguelho (8,50%); Giselle Marques (6,40%); Rose Modesto (4,20%) e por último Riedel. Os que não responderam ou não sabem, os que votam em branco ou anulam o voto e os indecisos somam 24.10%.

Confirma a rejeição dos pré-candidatos (Foto: Divulgação)



Deixe seu comentário