Campo Grande, 29/04/2024 08:29

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 17 set, 2022

Semana da Arvore: prefeitura comemora distribuindo 15 mil mudas frutíferas


 

A manhã deste sábado (17) foi movimentada no entorno do Paço Municipal, onde a Prefeitura fez a distribuição de mudas de árvores frutíferas. A entrega comecei bem cedo, por volta das 7h30, quando as pessoas começaram a chegar na esquina da Barão com a Arthur Jorge, tanto de carro (sistema drive-thru) quanto a pè, para garantir uma das 15 mil unidades. Foram disponibilizadas espécies como amora, jabuticaba, nêspera, romã, acerola, pitanga, goiaba e araçá.

“Iniciativas como essa contribuem com o meio ambiente e a arborização da nossa cidade. São ações que mantêm a nossa Capital na rede Tree Cities of the World, que é reconhecida por todo o seu cuidado com o manejo e cuidado com a arborização urbana”, disse a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes.

Um dos primeiros a garantir suas mudas foi Eudorico Luiz Barros, aposentado, que desde às 6h30 já estava aguardando o início da distribuição. “Ouvi ontem no rádio que a Prefeitura iria entregar as mudas e vim para cá. Planto há muito tempo e gostei desse incentivo, fui o segundo da fila”, destacou.

Tânia Ribeiro, autônoma, também foi uma das primeiras a chegar juntamente com o esposo, filho, nora, neta e o cachorrinho da família. “Já tenho o costume de plantar, adoro plantas, para onde nós vamos levamos nossas plantas. E hoje estão doando espécies que ainda não temos, e por isso estou aqui. Eu falei vou levantar cedo para ir lá conseguir”, afirmou.

A secretária do lar, Edna de Souza Florença gosta de cultivar plantas em sua residência, principalmente as frutíferas. “É a primeira vez que eu venho nessa ação e quero levar mudinha de acerola, amora, jabuticaba. Tenho o hábito de ter plantas em casa. Gosto muito de plantar árvores. É importante para o nosso verde, precisamos preservar, infelizmente muitas pessoas não têm consciência e colocam fogo em tudo. E a gente continua plantando. Vamos fazer a nossa parte”, contou.

Luiz Fernando Pimentel Mendes, aposentado, é outro campo-grandense que tem o hábito de plantar árvores. “Tenho o costume de cultivar plantas na frente da minha casa, tenho dois coqueiros que estão dando frutos há mais de seis anos, além das árvores dentro do pátio e agora fiquei sabendo que estavam doando mudas. Vim pegar para plantar na rua, ajudar a plantar nos vizinhos para arborizar nossa cidade e ajudar com o alimento dos passarinhos”, explicou.

Para Antônio Carlos Ribeiro, funcionário público aposentado, já se tornou tradição para a família o plantio de árvores. “É um hábito que todos os anos eu faço. Minha família já plantou diversas árvores, gostamos de tudo arborizado. Tenho inclusive árvores que peguei em outras edições do evento e que já estão produzindo, florindo. Isso é uma bela ação. Estamos muito ligados a atividades campestres, rurais, louvamos e prestigiamos esses eventos”, falou.

Quem também fez questão de participar foi Ananias Soares de Oliveira, aposentado, que contou todo orgulhoso o que já plantou em seu quintal. “Eu gosto muito de plantas frutíferas. Quando compramos nossa casa tinha apenas uma árvore lá. Moro em um terreno abençoado porque já colhi abacaxi, melancia, abóbora e mamão, uma fruta tão doce que nunca encontrei um igual em mercado algum. Temos amora e hoje vim para buscar jabuticaba, pois há muito tempo queremos plantar jabuticaba. Lá em casa é quase uma arca de Noé, tem galinha, tem cachorro, gato e muitos pássaros soltos que vão se alimentar”, relatou.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, enalteceu a atenção e cuidado do campo-grandense com a arborização urbana “Todos os anos nossas ações recebem o apoio da população. As pessoas, famílias se mobilizam para buscar a sua muda, plantar e cuidar. A população de Campo Grande é ciente da importância em preservar as árvores para a qualidade de vida e saúde de todos. E por essas e outras ações somos mundialmente reconhecidos como Cidade Árvore do Mundo”, finalizou.  ( Foto de Glenda Gabi)




Deixe seu comentário