Campo Grande, 28/04/2024 16:41

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 22 jun, 2023

Senado aprova Zanin para o STF


O plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira, 21, a indicação de Cristiano Zanin para assumir uma vaga no STF (Supremo Tribunal Federal). Foram 58 votos favoráveis e 18 contrários à nomeação do advogado. Não houve abstenções.

A votação ocorreu após aprovação e sabatina de Zanin com parlamentares na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), onde recebeu 21 votos a 5.

Dos três representantes de Mato Grosso do Sul no Senado, a senadora Soraya Thronicke (União) votou em favor da indicação de  Zanin para o cargo.  A senadora Tereza Cristina (PP) e seu colega Nelsinho Trad (PSD) votaram sob sigilo e não alegaram ser favoráveis ou contrários ao nome.

O ex-advogado de Lula vai substituir Ricardo Lewandowski, que se aposentou da Suprema Corte no último dia 11, vagando uma cadeira nao STF. Zanin irá ocupar gabinete de mais de 350 m² que pertencia a Alexandre de Moraes – este, por sua vez, deixou o local para ocupar a sala que era de Lewandowski

Com mais de duas décadas de experiência como advogado, Zanin destacou-se por sua atuação na defesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos processos penais da Operação Lava Jato a partir de 2013. Durante esse período, Lula foi condenado e preso, mas posteriormente teve suas condenações anuladas pelo STF, graças aos recursos assinados pelo advogado.

Quem é Cristiano Zanin

Com 47 anos de idade, Zanin tem a possibilidade de fazer parte do corpo de ministros do STF até novembro de 2050, de acordo com as atuais regras de aposentadoria estabelecidas pela Corte.

Natural de Piracicaba (SP), Zanin concluiu sua graduação em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Ele se especializou em litígios estratégicos e decisivos, abrangendo tanto questões empresariais quanto criminais, tanto em âmbito nacional quanto transacional.

Embora tenha atuado na defesa de Lula em processos criminais, Zanin não é filiado a nenhum partido político. Além disso, sua área de especialização não se restringe ao Direito Penal, mas abrange principalmente o Direito Civil e Processual. Com informações de agências nacionais.




Deixe seu comentário