Campo Grande, 25/07/2024 16:07

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 12 jun, 2024

Senador Nelsinho Trad apresenta voto de aplauso à Irmã Silvia Vecellio


O senador Nelsinho Trad apresentou, nesta quarta-feira (12), o voto de aplauso à Irmã Silvia Vecellio, de Campo Grande, pelo Prêmio Zilda Arns 2024, que reconhece pessoas e instituições que contribuíram ou têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas. “A justa homenagem reacende na memória a belíssima história de vida de dedicação e religiosidade da Irmã Silvia Vecellio.Os primeiros passos da obra foram muito discretos. Irmã Silvia foi à Itália e, em 1969, trouxe de lá um grupo de voluntários cuja união deu origem à Associação de Auxílio e Recuperação de Hansenianos, fundada em Campo Grande no ano de 1970”, disse o senador Nelsinho.
De acordo com o parlamentar, a abertura do Hospital São Julião se consolidou em diversos aspectos da medicina, da educação, do esporte, da cultura, dos valores religiosos, da integração social e do intercâmbio científico, com a realização do Congresso Internacional OMNIA. “A determinação da religiosa Silvia Vecellio agregou em torno de si valores humanos e profissionais de excelência, tanto da Itália quanto do Brasil. Seu carisma aproximou de seus ideais valorosos beneméritos e colaboradores, dos mais simples às mais altas patentes, que junto com ela mostraram ao mundo que a união, a prática fiel das determinações divinas e a constância nos deveres são passos que podem operar verdadeiros milagres. Que sua história sirva de inspiração a todos nós”, enfatizou o senador Nelsinho Trad.
Hospital São Julião
Em junho do ano passado, o senador Nelsinho Trad intermediou a vinda do então embaixador da Itália, Francesco Azzarello, para Campo Grande. Com essa visita ilustre, o Hospital São Julião – conduzido por quase 50 anos pela italiana Irmã Silvia Vecellio – lançou a Campanha “Hospital São Julião Rumo ao Lixo Zero”. A Embaixada da Itália é a primeira no Brasil a receber, por duas vezes, a certificação “Lixo Zero”, concedida pelo Instituto Nacional Lixo Zero. No Hospital São Julião, desde 2000, adotam-se hábitos de reaproveitamento de materiais recicláveis e, com a vinda do embaixador, o idealizador do projeto, o italiano Bruno Maddalena, apresentou o espaço e a horta orgânica, e houve a cerimônia do lançamento da campanha com a presença do senador e da Irmã Silvia.



Deixe seu comentário