Campo Grande, 23/04/2024 12:50

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 21 mar, 2024

Senador Nelsinho Trad promove novas perspectivas para MS no mercado Europeu


 

Após encontro histórico de negociações entre o Mercosul e a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) promoveu reunião entre o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB-MS), e o vice, Barbosinha (PP-MS), o embaixador suíço no Brasil, Pietro Lazzeri.

Este encontro, alinhado às agendas de promoção do Mato Grosso do Sul no mercado global, centrou-se na importância da Rota Bioceânica como vetor de desenvolvimento.

Há possibilidades da visita de parlamentares da EFTA ao MS, ainda neste ano, destacando o potencial do estado no cenário global.

“A visita dos parlamentares da EFTA ao Mato Grosso do Sul será uma oportunidade única para apresentarmos diretamente o potencial econômico e ambiental do nosso Mato Grosso do Sul. Vamos organizar reuniões com empresários locais para mostrar o quanto o MS pode contribuir e beneficiar-se dessa aproximação com a EFTA”, comentou o senador Nelsinho Trad.

O Senado Federal tornou-se palco de um momento marcante para economia do país, promovido pelo presidente da Representação do Brasil no Parlamento do Mercosul, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), entre parlamentares do Mercosul e da EFTA.

“Este diálogo visa impulsionar o comércio e fortalecer o agronegócio brasileiro em um momento econômico crítico para o setor”, afirmou.

Ainda de acordo com o parlamentar, as negociações, iniciadas em 2017, chegaram a um “acordo político”, ainda que desafios permaneçam quanto ao acesso a mercados, regras de origem, propriedade intelectual, entre outros.

A reunião abordou questões pendentes e explorou caminhos para superar esses obstáculos, reforçando o compromisso mútuo em avançar na parceria comercial.

Chefe da delegação parlamentar da EFTA e da delegação suíça, Thomas Aeschi, sublinhou a flexibilidade dos membros da EFTA em comparação com a União Europeia.

“Os membros da EFTA são mais flexíveis do que a União Europeia e conseguimos concluir e assinar um acordo de livre comércio com a Índia recentemente”.

As negociações estão sendo retomadas agora em abril, haverá uma reunião no dia 15 em Buenos Aires.

“Estamos retomando essas discussões, que estavam mais lentas nos últimos anos e o essencial, do nosso ponto de vista, para que possamos avançar rapidamente, é que tenhamos sobre a mesa todas as questões que temos que negociar. Sabemos que temos algumas pendências desde 2019 em relação a mercado, transferência intelectual, algumas questões novas, questão de compras governamentais. Tem um ponto que eu peço inclusive ajuda: precisamos receber com a maior brevidade possível são questões de desenvolvimento sustentável e meio ambiente”, informou o embaixador.

Neiba Yukime Ota Marinho




Deixe seu comentário