Campo Grande, 29/04/2024 02:21

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 27 jun, 2023

Senador Nelsinho Trad traz embaixador da Itália para MS


Com a visita internacional, Hospital São Julião lança campanha Lixo Zero e Famasul promove roda de conversas sobre agronegócios 
O senador Nelsinho Trad (PSD/MS), embaixador de Mato Grosso do Sul para as nações, intermediou a vinda do embaixador da Itália, Francesco Azzarello, para Campo Grande. Em dois dias, construíram agendas diplomáticas, governamentais, institucionais, sociais, ambientais e econômicas. “Eu vim pelo senador Nelsinho Trad, desculpem-me a minha ignorância, mas eu não conhecia Mato Grosso do Sul, só fui me interessar por esse Estado e estudar tudo sobre a região após o convite do senador”, destacou o embaixador Francesco.
Com essa visita ilustre, o Hospital São Julião – conduzido por quase 50 anos pela italiana Irmã Silvia Vicellio – lançou a Campanha “Hospital São Julião Rumo ao Lixo Zero”. A Embaixada da Itália é a primeira no Brasil a receber, por duas vezes, a certificação “Lixo Zero”, concedida pelo Instituto Nacional Lixo Zero. “No Hospital São Julião, desde 2000, adotam-se hábitos de reaproveitamento de materiais recicláveis e, com a vinda do embaixador, o idealizador do projeto, o italiano Bruno Maddalena, pode apresentar o espaço e a horta orgânica ao embaixador e, ainda nessa segunda, houve a cerimônia do lançamento da campanha”, informou o senador Nelsinho Trad.
O presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, Rodrigo Sabatini, também esteve no evento. Ele é defensor de que “precisamos iniciar uma nova revolução: a revolução do cuidar”. O senador Nelsinho Trad recordou sua experiência com Campo Grande. “Não é fácil enfrentar a cultura do lixo, mas a mudança é necessária e urgente. Além de implantar a coleta seletiva, criamos cursos de cooperativismo para catadores e formamos nossa primeira equipe com equipamentos de proteção individual. Construímos ainda 323 moradias, tudo para combater a clandestinidade. Muitos enfrentavam problemas legais e resistiam à mudança. Acredite, a transformação é possível Só depende de você”, afirmou.
Intercâmbio internacional por MS 
O senador Nelsinho Trad também levou o embaixador para o encontro com a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes. Na ocasião, conversaram sobre o convênio entre as cidades-gêmeas Campo Grande e Turin, na Itália. “Vamos intensificar esse intercâmbio”, ressaltou a prefeita.
O projeto Cidades-Gêmeas é amparado por normas internacionais e possibilita, na prática, relacionamento mais estreito entre os municípios, permitindo troca de tecnologia e experiência e a cooperação econômica, financeira e tecnológica.
Nessa mesma tarde, o embaixador se reuniu com o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Marcelo Turine, e a vice-reitora Camila Celeste Ítavo.

O embaixador teve ainda a oportunidade de visitar o Parque dos Poderes e ter uma breve conversa com o governador, Eduardo Riedel (PSDB), na governadoria. Em seguida, o senador Nelsinho Trad levou o visitante para conhecer o Bioparque do Pantanal e a escola tecnológica implantada na unidade de estudos. “Vou divulgar para a Itália esse lugar incrível”, disse o embaixador.
O setor produtivo de Mato Grosso do Sul, por meio da Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), organizou uma roda de conversa com o embaixador Francesco Azzarello e com o senador Nelsinho Trad. O presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, e a diretoria apresentaram toda a cadeia produtiva do Estado e mostraram que a Itália é um dos dez principais destinos dos produtos agropecuários de MS. “É muito interessante esse intercâmbio para que divulguem, lá fora, como é a nossa produção”, enfatizou o presidente da Famasul.

Presidente de grupos parlamentares com diferentes países e da representação do Brasil no Parlasul (Parlamento do Mercosul), o senador Nelsinho Trad se comprometeu em promover as relações dos representantes de Mato Grosso do Sul com o mundo. “Nossa missão é trabalhar pelo desenvolvimento do nosso Estado”, destacou o senador Nelsinho Trad, que agradeceu a vinda do embaixador.
Para o embaixador Francesco Azzarello, foi uma grata e surpreendente viagem à Capital Sul-Mato-Grossense. “Ficarei na embaixada, no Brasil, até setembro e já estou com vontade de retornar a essa cidade. Foi uma experiência incrível, o hospital é impressionante, a escola encantadora e a vontade do pessoal daqui de fazer a diferença pelo meio ambiente, muito interessante e tenho certeza que a Itália será sempre parceira de Mato Grosso do Sul em boas ações e nos negócios. Foram dias excelentes com o senador Trad e todos daqui”, disse o embaixador.



Deixe seu comentário