Campo Grande, 18/05/2021

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 20 abr, 2021

SES ameaça não entregar novas doses de vacina a gestor que não atualizar dados


Saúde ameaça não entregar novas doses de vacina a gestor que não atualizar dados

O secretário de Saúde, Geraldo Resende (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

O secretário estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, fez ontem (19) um alerta aos municípios de Mato Grosso do Sul em relação a obrigatoriedade da atualização de dados sobre a vacinação contra a Covid-19 nos sistemas federal (SI-PNI) e estadual (e-Vacine).

O secretário lembrou que é por meio do sistema federal que o Ministério da Saúde se baseia para a destinação de novos lotes de imunizantes aos estados. Ele advertiu que os municípios que não atualizarem essas informações não vão receber novas doses e antecipou que nesta quinta-feira (22), uma nova remessa pode chegar a Mato Grosso do Sul.

Em relação as 340 unidades de medicamentos do chamado “kit intubação” que o estado recebeu no sábado (17), Resende comentou que eles vão atender os hospitais por um período de 7 a 10 dias, que deve ser suficiente para a chegada dos medicamentos comprados pela própria SES (Secretaria Estadual de Saúde), pelos hospitais e também pelo Ministério da Saúde.

O secretário antecipou que nesta semana deve ser viabilizada com a doação de equipamentos pela empresa Suzano, de 10 novos leitos de terapia intensiva (UTI) em Dourados e mais 10 em Três Lagoas.

Ele disse que discute a abertura de mais 10 leitos de UTI em Campo Grande e apontou que com essas novas unidades, o estado chega ao seu limite e não tem mais como ampliar o número desses leitos.

Em relação aos dados da pandemia, Resende destacou a redução da taxa de contágio, que chegou a atingir 1,12 e nesta segunda caiu para 1,05. Lembrou que um bom sinal, mas que a meta é reduzir esse número para abaixo de 1.

Outros dados da pandemia


Casos confirmados nesta segunda: 699
Total de casos do estado: 237.714
Mortes confirmadas nesta segunda: 31
Total de mortes: 5.224
Pessoas infectadas em isolamento domiciliar: 11.560
Pacientes internados: 1.203
Taxa de ocupação de leitos de UTI Covid do SUS: 96%



Deixe seu comentário