Campo Grande, 29/04/2024 10:53

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 13 mar, 2023

TCE-MS e Idams promovem encontro sobre protagonismo feminino


O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul, conselheiro Jerson Domingos, abriu oficialmente o encontro “Liderança Feminina – a importância da representatividade da mulher no estado democrático de direito”, realizado na manhã desta segunda-feira,13 de março, no Plenário do TCE-MS Conselheira Celina Jallad.

O evento, alusivo ao dia internacional da mulher, reuniu autoridades, servidoras, representantes de entidades e instituições para o debate acerca do tema e de propostas para a real integração da mulher na sociedade.

Também estiveram presentes compondo a mesa de abertura do evento o vice-presidente Flávio Kayatt; o diretor-geral da Escoex, conselheiro Marcio Monteiro; o conselheiro substituto, Célio de Lima; o  Procurador-Geral de Contas, João Antônio de Oliveira Martins Júnior; a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel; a deputada estadual Mara Caseiro; a desembargadora do Tribunal de Justiça de MS, Elizabete Anache; a secretária municipal de meio-ambiente, Katia Sarturi, que representou a prefeita de Campo Grande Adriane Lopes; o presidente do Idams, João Paulo Lacerda; a Procuradora-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul, Ana Carolina Ali Garcia, que representou o governador do Estado Eduardo Riedel; e a conselheira do TCE de Sergipe, Suzana Freitas.

O presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, ressaltou a importância do evento e da luta permanente da mulher em se integrar na sua totalidade a nossa sociedade. Lembrando a conselheira Celina Jallad, o presidente reafirmou o respeito às mulheres que ajudaram a construir a história do Estado.”Tenho muito respeito e  saudade de grandes mulheres que já se foram, como a Celina, e tenho a certeza que outras grandes mulheres se fazem aqui presentes hoje para realizar o sonho que ela ainda tinha a realizar, porque foi embora ainda muito jovem. Um evento desta envergadura desperta a atenção da sociedade e da mulher para que ela entenda a importância da sua participação em todos os setores e áreas da nossa sociedade. Temos orgulho de termos mais mulheres do que homens hoje aqui no TCE, pela capacidade que elas têm em muito bem representar a sociedade, o trabalho que o TCE desenvolve junto aos jurisdicionados”.

O presidente do Idams, João Paulo Lacerda, agradeceu publicamente o conselheiro Jerson Domingos e os demais membros do TCE-MS, “por aceitarem essa ideia de fazermos esse evento onde debatemos com grandes referências o papel da mulher no Estado democrático de direito”.

A palestra inicial sobre “A participação feminina nos Tribunais de Contas” foi feita pela conselheira Susana Maria Fontes Azevedo Freitas, do Tribunal de Conta do Estado de Sergipe e coordenadora do Grupo de Trabalho pela Igualdade de Gênero, da Atricon.

Na sequência, “A representatividade feminina nos espaços de poder e tomada de decisões” foi o tema de uma mesa redonda com a participação da procuradora do Estado, Fabíola Marchetti Rahim, a conselheira aposentada Marisa Serrano, a auditora de controle externo, Kasla Garcia, a procuradora de Justiça, Ariadne Cantú, a subsecretária da subsecretaria de politicas públicas para mulheres, Cristiane de Oliveira, e a Tenente-coronel Luna Neves.

A conselheira Marisa Serrano afirmou que as lutas e conquistas das mulheres sempre foram paulatinas e, às vezes, morosas. “Levamos anos para comemorar uma conquista. Mas acredito que, com a tecnologia e essa mudança que estamos vivendo rápida em todo o mundo, hoje a consciência está maior e estão compreendendo que o mundo é de todos e temos que cuidar de gênero humano.”




Deixe seu comentário