Campo Grande, 29/04/2024 06:42

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 08 fev, 2023

Turvamento das águas de Bonito leva Zeca do PT à tribuna


 

O deputado Zeca do PT (PT) trouxe a tribuna nesta manhã (8) um assunto debatido permanentemente na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), o Meio Ambiente. “Retorno gratificado pela qualidade e nível do debate que eu encontro aqui. Trago um debate que possa fundamentalmente contribuir com o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso do Sul”, relatou.

“O que me traz a essa tribuna é permitir assinar junto com o deputado Pedro Kemp [PT] o requerimento oportuno e importante que trata de nossa natureza, em uma das regiões mais simbólicas para o Estado e o País, que é Bonito. Também recebi as mesmas denúncias que o deputado recebeu, sobre o prolongado tempo de turvamento das águas, e o desaparecimento dos peixes em algumas regiões”, explicou Zeca do PT.

O parlamentar considera que o que acontece em Bonito é consequência da agricultura mecanizada. “Esta Casa de Leis tem que se debruçar, indo de encontro ao requerimento apresentado. Talvez a taxa de contenção e a curva de nível possam diminuir o impacto da lavoura dentro de Bonito. Faço um convite da Fundação Neotrópica, para participar do Encontro Nacional de Natureza e Conservação, no próximo 7 de março, evento que permitirá a todos os interessados, os produtores rurais; do turismo, e da sociedade conhecer melhor a situação”, declarou.

“Podemos formar uma comissão ou interessados em participar deste evento de dimensão nacional. Conversei com o governador Eduardo Riedel [PSDB] e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Jaime Verruck, e senti a mais absoluta vontade dos dois em esclarecer e interagir, e junção desses interesses positivos com a participação da Casa de Leis deve se somar para que a gente possa encaminhar uma solução”, concluiu Zeca do PT.

O deputado e 1º secretário da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), reforçou a importância do debate sobre o tema. “É de suma importância debatermos este tema, e o prefeito Josmail Rodrigues é super interessado no assunto, em um Master Plan de Bonito voltado à conservação. Quero participar e ir ao encontro com o senhor da Neotrópica. A Lei dos Banhados foi apresentada nesta Casa. Vamos convidar o Governo, a Famasul, os atores envolvidos”, sugeriu.

Requerimento

O requerimento apresentado nesta manhã (8) pelo deputado Pedro Kemp, 2º secretário da Casa de Leis, solicita informações ao secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Elias Verruck, sobre as medidas para coibir o desmatamento e práticas ilegais de manejo do solo em Bonito, entre outras informações requisitadas




Deixe seu comentário