Campo Grande, 03/05/2024 07:19

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Cidades

Cidades • 14 set, 2023

Prefeitura de Corumbá decreta situação de emergência por 180 dias


O decreto de emergência reconhece a situação anormal causada pela tempestade.

 

A prefeitura de Corumbá (MS) decretou ontem situação de emergência por 180 dias. A decisão foi tomada após a cidade ser atingida por temporal que causou inúmeros estragos no município e a morte de um menino de 7 anos.

O decreto de emergência reconhece a situação anormal causada pela tempestade. Durante o período de vigência, fica autorizado a “a mobilização de toda a estrutura do Poder Executivo Municipal para atendimento à situação de emergência, sob a coordenação da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil e o desencadeamento de Ações de Resposta ao Desastre”.

Para tomar a decisão, a prefeitura apresentou dados do temporal que castigou Corumbá nessa terça (12). Foram registrados quase 30 mm de chuva pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

“Em decorrência do fenômeno meteorológico resultou no óbito de 01 criança e outras pessoas lesionadas e que várias famílias foram diretamente afetadas, tendo suas casas atingidas, necessitando com urgência, de materiais estruturais e materiais básicos, como alimentos e produtos de higiene e limpeza”, detalha o decreto.

Para ajudar a população, a prefeitura de Corumbá disponibilizou um telefone para contato e pedidos de ajuda. Ligue para 0800-5002019. A central de atendimento deve funcionar no período comercial. Para outros chamados, ligue para o Corpo de Bombeiros: 193.

O Inmet emitiu na terça-feira (12) um alerta de perigo potencial para tempestade em algumas regiões do estado. Em Corumbá, a 420 km de Campo Grande, os ventos fortes e a chuva chegaram a destruir o teto de uma loja.

Durante a tempestade, uma criança, de 7 anos, morreu após o teto da quadra da Escola Municipal Cássio Leite de Barros desabar sobre alunos.

Em Corumbá, a chuva forte provocou estragos em vários pontos da cidade. Ainda conforme apurado, as rádios estão fora do ar, também tem falta de água por causa da oscilação de energia e dificuldade nas linhas telefônicas.




Deixe seu comentário