Campo Grande, 02/05/2024 21:17

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Economia

Economia • 04 set, 2023

Carne bovina volta a ser mais consumida


O preço da carne bovina em 2023 atingiu o menor patamar no Brasil em cinco anos, o que fez com que a proteína voltasse a ser a proteína mais consumida pelos brasileiros.

Dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), mostram que de janeiro a julho deste ano, o preço da carne bovina já caiu 9,36%.

No acumulado deste ano, os preços que mais diminuíram foram o da alcatra (-11,50%), do filé-mignon (-10,17%), do contrafilé (-10,17%), do acém (8,49%) e da picanha (-7,88%), que registraram os maiores recuos nos primeiros seis meses de 2023.

Como consequência, a projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta para uma maior disponibilidade per capita da proteína, que deve chegar a 30,4 quilos por habitante neste ano, após cinco anos de queda. O aumento representa crescimento de 8,1% em relação a 2022.

“O aumento na quantidade de carnes produzidas no país é um dos fatores que sustentam a tendência de queda nos preços ao consumidor. Muito da deflação registrada vem da carne, que está mais barata para o consumidor”, afirma o presidente da Conab, Edegar Pretto, em nota.

Somados os três principais tipos de proteína animal consumidos pelos brasileiros, a bovina, a suína e a de frango, o consumo per capita atingirá 100,2 quilos por habitante ao ano — o segundo maior índice já registrado, inferior apenas ao de 2013. ( Fonte – Hoje )




Deixe seu comentário