Campo Grande, 04/05/2024 18:32

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 25 jun, 2020

Bolsonaro anuncia Carlos A. Decotelli para Ministro da Educação


Bolsonaro anunciou escolha na 5ª – Formado em Ciências Econômicas

Bolsonaro-Decotelli

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na tarde desta 5ª feira (25.jun.2020) o seu escolhido para ocupar o cargo de ministro da Educação: Professor Carlos Alberto Decotelli da Silva. Ele presidiu o FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação) entre fevereiro e agosto de 2019.

De acordo com Bolsonaro, Decotelli é bacharel em Ciências Econômicas pela UERJ, Mestre pela FGV, Doutor pela Universidade de Rosário, Argentina e Pós-Doutor pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha.

O professor assume o cargo que estava vago desde a saída do ex-ministro Abraham Weintraub na última 5ª feira (18.jun), indicado para ser diretor do Banco Mundial.

Weintraub assumiu o MEC (Ministério da Educação) no dia 8 de abril. Portanto, Decotelli presidiu o FNDE ainda na gestão do antigo chefe da pasta. O novo ministro é o 1º negro entre os ministros de Bolsonaro.

REUNIÃO COM COTADO

Bolsonaro teve reunião na última 3ª feira (23) com o secretário estadual de Educação do Paraná, Renato Feder, que era cotado para o cargo. O encontro foi no Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo, fora da agenda oficial.

Feder compõe o governo de Ratinho Júnior (PSD-PR). O PSD do governador do Paraná é presidido pelo ex-ministro Gilberto Kassab e ganhou espaço no governo federal nas últimas semanas. É 1 dos partidos do chamado “Centrão” –grupo de siglas mais alinhadas pelo interesse em cargos do que por afinidade ideológica.

Kassab foi ministro das Comunicações no governo do ex-presidente Michel Temer. O presidente Jair Bolsonaro recriou a pasta neste mês e entregou o comando dela ao então deputado federal Fábio Faria (PSD-RN), genro de Sílvio Santos, dono do SBT.

Poder 360

Por Maurício Ferro




Deixe seu comentário