Campo Grande, 03/05/2024 05:24

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 15 jun, 2022

Câmara aprova texto-base do projeto que fixa limite para ICMS sobre combustíveis


Deputados analisam agora as mudanças feitas pelo Senado Federal no texto do projeto.

Sessão da Câmara em foto de arquivo (Foto: Agência Câmara)

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (14), o texto-base do projeto de lei que estabelece um teto para o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços ) sobre combustíveis e demais bens e serviços considerados essenciais, como aprovado pelo Senado na segunda-feira (13).

No entanto, os deputados federais ainda analisam sugestões de mudanças ao texto.

O projeto (PLP 18) retornou para que a Câmara apreciasse as mudanças feitas pelos senadores. O deputado Elmar Nascimento (União-BA), relator do texto, apresentou parecer favorável a 9 das 15 emendas do Senado ao texto da Câmara.

Entre as emendas presentes no parecer estão a concessão de crédito presumido de PIS/Cofins e da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide) incidentes sobre etanol e gasolina e que garantem a manutenção, pela União, dos níveis de investimento em saúde e educação previstos constitucionalmente para estados e municípios devido à perda de arrecadação com o ICMS, principal imposto que sustenta essas despesas.

Após passar pela Câmara, medida seguirá para a sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em entrevista à CNN, na manhã desta terça-feira, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), falou sobre o projeto e rebateu críticas sobre perda de arrecadação por parte dos estados.

“Não estamos prevendo, não está nos planos do Congresso diminuição de arrecadações em qualquer estado. O que houve, na realidade, com essa contenção de tornar esses bens essenciais, é que as arrecadações não cresçam exponencialmente em cima da população num processo inflacionário”, disse




Deixe seu comentário