Campo Grande, 04/05/2024 17:06

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 23 abr, 2023

Zé Teixeira é autor de Moção de Pesar pelo falecimento de Antônio dos Reis, o Varanda


“Mato Grosso do Sul e em especial a sociedade dos municípios de Itaporã, Dourados e Caracol, dentre outros da região, perderam um grande cidadão, que deixa legado de exemplo de vida, nobreza, caráter e altruísmo”.

Com estas palavras, o deputado estadual Zé Teixeira (PSDB) justificou, na sessão plenária desta quinta-feira (20/04), a Moção de Pesar apresentada aos familiares de Antônio Ferreira dos Reis (o Varanda), por seu falecimento aos 81 anos de idade, ocorrido no dia 19 de abril deste ano.

O Varanda é merecedor de todo o nosso respeito e reconhecimento ao seu trabalho como cidadão. Por isso, peço aos meus colegas pela aprovação desta Moção de Pesar. É uma forma singela de homenagear um amigo, parceiro leal”, complementou o parlamentar.

A Moção de Pesar apresentada por Zé Teixeira (PSDB) foi subscrita pelos4 deputados estaduais e se tornou uma Moção de Pesar da Assembleia Legislativa.

História de vida – Antônio Ferreira dos Reis, carinhosamente conhecido como “Varanda” e assim chamado pelos amigos, nasceu em 11 de março de 1942, na cidade de Pereira Barreto, interior do Estado de São Paulo, e ainda criança veio com a família para o Itaporã, no então Estado de Mato Grosso, onde cresceu e casou-se com a Sra. Luiza Miyazato dos Reis, residindo no município por mais de 60 (sessenta) anos. Hoje, com seu falecimento, deixa a viúva, 3 filhos, 5 netos e uma grande lacuna de saudade em toda a família e no círculo de amigos que cativou.

Além de pecuarista de grande porte em nosso Estado de Mato Grosso do Sul, como comerciante e proprietário da Cerealista Parati – antiga Cafeeira São José, também por longo tempo e somando mais de 50 (cinquenta) anos de atuação na atividade, muito contribuiu com o comércio local e o desenvolvimento do município.

Cidadão ativo e participativo inconteste Varanda dedicou-se a associações e sindicatos de classe, entidades e instituições principalmente direcionadas às causas sociais e humanitárias, dentre outras como membro e presidente da Diretoria do Rotary Club de Itaporã; membro da Loja Maçônica Justiça, Liberdade e Disciplina nº 23, localizada na cidade de Dourados, onde exerceu todos os cargos e funções, inclusive conquistando o respeitável posto de Venerável da referida Loja; foi associado e membro da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) – que exerce fundamental papel na cadeia produtiva, desde a pecuária seletiva até a comercial, desenvolvendo junto aos produtores rurais um trabalho de orientação total e pesquisa para assegurar a evolução da pecuária nacional; proprietário da Fazenda Morrinho em Nioaque, também prestou relevantes serviços nos municípios de Jardim e Guia Lopes; em Caracol, como proprietário da Fazenda Ouro Verde e Fazenda Águas Turvas, participou do Sindicato Rural, sendo presidente por 3 (três) mandatos, e lá construiu o recinto de leilões, contando com a colaboração do ex-governador Reinaldo Azambuja e do Secretário de Estado de Infraestrutura na época, Eduardo Riedel; e, como pecuarista, também fez parte da diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL.

Junto à sociedade itaporanense, teve fundamental participação na construção da APAE e sempre auxiliou o Hospital do Câncer, contribuindo em todas as promoções realizadas para angariar fundos em prol da manutenção e da continuidade da prestação do atendimento que o Hospital oferece aos cidadãos.




Deixe seu comentário