Campo Grande, 19/05/2024 08:31

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 08 fev, 2021

Doria convida Rodrigo Maia a se filiar ao PSDB


Governador de SP se reuniu com o ex-presidente da Câmara no domingo (7)

G1

Rodrigo Maia (DEM-RJ) e João Doria (PSDB-SP) (Foto: Divulgação/Secom/GESP)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), confirmou nesta segunda-feira (8) o convite feito ao ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), para se filiar ao PSDB. Após eleição na Câmara dos Deputados, Maia criticou atuação da cúpula do DEM e deve se desfiliar do partido.

Os dois se reuniram na noite deste domingo (7), em São Paulo, na casa do governador paulista, onde Doria fez o convite também para o vice-governador do estado, Rodrigo Garcia, a deixar o Democratas e se juntar ao projeto tucano.

“Será uma honra para o PSDB ter o Rodrigo Maia e Rodrigo Garcia nas fileiras do PSDB, dadas as circunstâncias atuais do partido que eles ajudaram a formar, a fundar e a fortalecer. Mas não me cabe aqui as razões que levaram ambos a deixar o DEM, mas ficaremos todos felizes se ambos puderem considerar a hipótese de se filiar ao PSDB”, afirmou Doria nesta segunda.

Além do PSDB, os partidos PSL e Cidadania já anunciaram convite para a filiação de Rodrigo Maia, mas ele ainda analisa as propostas.

Segundo João Doria, o ex-presidente da Câmara está decidido a deixar o Democratas, partido que ele já comandou entre os anos de 2007 e 2011.

“Ontem, recebendo a visita do deputado Rodrigo Maia na minha residência, eu o convidei para integrar o PSDB. Ele vai analisar, não é uma decisão que vai tomar em imediato, mas vai analisar. O que ficou claro para mim é que ele deixará o DEM, o partido do qual já foi presidente. Diante dessa manifestação pública dele, o convidei para integrar o PSDB. Nos próximos dias ou próximas semanas teremos a resposta de Rodrigo Maia”, disse o governador de São Paulo.

Saída do DEM

Maia começou a se movimentar para deixar o DEM depois de divergências com a cúpula da legenda durante a disputa pela eleição da Câmara dos Deputados, vencida por Arthur Lira (PP-AL). O ex-presidente apoiava a candidatura de Baleia Rossi (MDB), mas o DEM não fechou acordo em torno da candidatura do aliado de Maia, optando pela neutralidade, o que contribuiu para a derrota de Rossi.

Em entrevista ao jornal “Valor Econômico” nesta segunda (8), Maia afirmou que o presidente nacional do DEM, ACM Neto, ex-prefeito de Salvador, “entregou nossa cabeça numa bandeja para o Palácio do Planalto”, numa referência à movimentação do presidente do DEM em favor da neutralidade da sigla na disputa pela presidência da Câmara.




Deixe seu comentário