Campo Grande, 05/05/2024 07:58

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 27 set, 2022

Em nova pesquisa, André tem 22%, Marquinhos 19%, Riedel 17% e Rose 16%


LEVANTAMENTO CONFIRMA POSSIBILIDADE DE SEGUNDO TURNO, PORÉM, CANDIDATOS AINDA ESTÃO INDEFINIDOS

André, Marquinhos, Ridel e Rose – ( fotos reprodução – redes sociais)

( Valdelice Bonifácio – Diário Digital) – A nova pesquisa Real Time Big Data de intenção de votos para as eleições de 2022 divulgada nesta terça-feira, dia 27 de Setembro, confirma a possibilidade de segundo turno na disputa pelo governo de Mato Grosso do Sul. Contudo, os candidatos que estarão nesta segunda fase ainda não estariam definidos em razão de empate técnico.

Na modalidade estimulada, quando são apresentados os candidatos aos eleitores, o cenário é o seguinte: André Puccinelli (MDB) mantém a liderança constatada em levantamentos anteriores e tem 22%.

Em seguida, aparecem Marquinhos Trad (19%); Eduardo Riedel (17%) e Rose Modesto (16%). Considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o empate técnico inclui os quatro candidatos.

 André tem 22%, Marquinhos 19%, Riedel 17% e Rose 16%
(Fonte: Real Time Big Data)

O candidato Capitão Contar (PRTB) é o quinto colocado com 12% das intenções de voto. Giselle Marques (PT) tem 6%. Magno Souza (PCO) e Adonis Marcos (Psol) não pontuaram.

Os votos brancos e nulos totalizaram 4% e os que não souberam ou não responderam, também 4%.

Espontânea – Na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes aos entrevistados, o resultado é o seguinte: André Puccinelli (17%); Marquinhos Trad (13%); Eduardo Riedel (12%); Rose Modesto (12%); Capitão Contar (9%); Giselle Marques (1%); outros (1%). Votos em branco ou nulos somaram 8%. Não souberam ou não responderam 27%.

 André tem 22%, Marquinhos 19%, Riedel 17% e Rose 16%
(Fonte: Real Time Big Data)

Votos válidos – Na medição que considera apenas os votos válidos (não somando votos e nulos e brancos), o cenário também é de proximidade entre os quatro primeiros candidatos.

André Puccinelli tem 24%; Marquinhos 21%; Riedel 18%; Rose 17%; Capitão Contar 13%; Giselle 7%; Magno Souza e Adonis Marcos não pontuaram.

 André tem 22%, Marquinhos 19%, Riedel 17% e Rose 16%
(Fonte: Real Time Big Data)

Rejeição – A Real Time mediu também a rejeição dos candidatos ao governo do Estado. Vale mencionar que o somatório final dessa sondagem ultrapassa 100% porque o eleitor podia escolher mais de uma opção.

Nesse quesito, André Puccinelli tem 49%; Marquinhos 40%; Capitão Contar 39%; Eduardo Riedel 33%; Giselle Marques 30%; Rose Modesto 26%; Adonis Marcos 23% e Magno Souza 22%.

A Real Time investigou também o desempenho dos candidatos por região do Estado. As tabelas podem ser conferidas na galeria ao final do texto.

 André tem 22%, Marquinhos 19%, Riedel 17% e Rose 16%
(Fonte: Real Time Big Data)

A pesquisa – A pesquisa foi realizada entre 24 e 26 de Setembro de 2022. Foram entrevistadas 1 mil pessoas de todas as regiões do Estado. A margem de erro já mencionada é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral com o número 06622/2022.

 André tem 22%, Marquinhos 19%, Riedel 17% e Rose 16%
(Fonte: Real Time Big Data)

 

Essa é a quarta pesquisa Real Time Big Data feita a pedido da Record TV para estas eleições. As outras três foram veiculadas pelos veículos da Rede MS nos dias 19 de Setembro, 5 de Setembro e 24 de Agosto.

Será divulgada ainda uma quinta e última pesquisa de intenções de votos, no dia 30 de Setembro, último para divulgação de levantamentos do tipo.

 André tem 22%, Marquinhos 19%, Riedel 17% e Rose 16%
(Fonte: Real Time Big Data)

Votação – No dia 2 de Outubro, os  eleitores vão às urnas para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Eventual segundo turno para presidente e governador será no dia 30 de Outubro.

Em MS, votação começará às 7h e terminará às 16h, quando serão impressos os boletins de urna. Neste ano, a Justiça Eleitoral decidiu uniformizar o horário da votação com base no horário de Brasília em todos os estados e no Distrito Federal.

Confira a galeria de imagens:




Deixe seu comentário