Campo Grande, 02/05/2024 21:36

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 23 mar, 2022

Falta de médicos e remédios na Capital: Capitão Contar cobra respostas da Sesau


Alvo de reclamações constantes da população campo-grandense, a falta de médicos e medicamentos nas unidades de saúde da Capital são o objeto de novo requerimento do deputado estadual Capitão Contar (PL) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do SulSempre atento aos problemas que afligem a população o deputado Capitão Contar justifica seu desempenho  nas urnas

A proposição é dirigida à Secretaria Municipal de Saúde e cobra informações detalhadas sobre a falta de medicamentos e médicos nas unidades: Unidade Básica de Saúde “Dr. Willian Maksoud”– UBS Estrela do Sul, Unidade de Saúde da Família “Dra. Maria de Lourdes dos Santos” – USF Portal Caiobá, Unidade Básica de Saúde “Dr. Jair Garcia de Freitas” – UBS 26 de Agosto, Unidade Básica de Saúde Universitário – Dr. Germano Barros de Souza e no CEM – Centro de Especialidades Médicas “Presidente Jânio da Silva Quadros”.

O documento faz os seguintes questionamentos: o quadro de médicos está completo para realizar a escala de atendimento pelo período de funcionamento? Houve algum registro de ocorrência de falta de médicos ou medicamentos na unidade? Quais atitudes foram tomadas?

Segundo a justificativa, no período que compreende o mês de dezembro de 2021 até 18 de março de 2022, foram recebidas diversas reclamações diárias da população quanto a falta de profissionais da saúde, insumos e medicamentos nas unidades de saúde do município de Campo Grande.

As demandas relacionadas à falta de medicamentos e insumos, vão de simples remédio para controle da pressão arterial, medicamentos de uso contínuo até à falta de simples dipirona, já as reclamações sobre a falta de profissionais da saúde, estão relacionados a ausência de vagas no atendimento odontológico, de médico clínico geral e médicos de diversas especialidades, com especial atenção a especialidade pneumologista.

“É importante pontuar que reclamação sobre a saúde pública é tema recorrente, no entanto durante o período informado o recebimento das reclamações se intensificaram de modo a recebermos demandas com o mesmo objeto de diversos cidadãos distintos. Diante destes fatos, solicito respostas aos questionamentos supracitados e quaisquer outros dados que possam esclarecer ou justificar os fatos narrados”. Declarou Capitão Contar.




Deixe seu comentário