Campo Grande, 06/05/2024 07:05

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 04 dez, 2020

Mendes e Toffoli votam pela reeleição de Alcolumbre e Maia


Mendes é o relator da ação do PTB que busca impedir mais um mandato para os atuais presidentes das duas Casas.

O ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), votou a favor de uma tese jurídica que, na prática, viabiliza a reeleição dos atuais presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Relator de uma ação do PTB que busca impedir a reeleição, Mendes entendeu — em julgamento no plenário virtual do Supremo, iniciado à 0h desta sexta-feira (4) — que a Constituição permite uma reeleição para os comandos da Câmara e do Senado.

De acordo com o voto do ministro, esse entendimento deve orientar a eleição para as mesas das duas Casas do Congresso a partir de 2023.

Para o ano que vem, quando haverá eleição para escolha dos presidentes do Legislativo no biênio 2021-2022, Mendes considerou possível a reeleição ou recondução para o mesmo cargo dos atuais presidentes de Câmara e Senado.

O julgamento no plenário virtual é um formato pelo qual os ministros apresentam os votos pela internet, sem a necessidade de uma sessão presencial ou por videoconferência. Se não houver pedidos de destaque, que interrompem a atuação do plenário virtual, a análise termina no dia 11.

Fonte G1




Deixe seu comentário