Campo Grande, 03/05/2024 06:31

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 03 jun, 2022

Requião elogia Alckmin e diz que Lula é ‘outro sujeito’ após prisão


(Do UOL) –

Pré-candidato ao governo do Paraná, Roberto Requião está filiado ao PT, mas já fez análises duras ao partido no passado e disse que continua crítico a algumas posições. Hoje, durante a sabatina UOL/Folha, ele foi perguntado sobre essas manifestações e explicou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, presidenciável petista e líder nas pesquisas, está diferente do passado.

“Eu fui adversário e crítico da politica econômica do PT. Mas sou amigo do Lula. O que eu disse é que, se o lulismo é credo, não sou discípulo, sou crítico. Quando me filiei, Lula teve gesto comigo e disse ‘tivemos entreveros, mas hoje acho que muitos dos puxões de orelhas que tomamos nós merecemos’”, afirmou.

“O Lula que saiu da cadeia é outro sujeito. Leu muito, refletiu muito, pensou muito e hoje é um sujeito de formação e convicção anti-imperialista e nacionalista pesadíssima. É a esperança para voltar à normalidade, discutir política e ter liberdade de comunicação”, disse Requião. “Lula é o que temos à mão para salvar Brasil da entaladela em que nos metemos.”

Requião elogiou Geraldo Alckmin (PSB) na chapa com Lula e afirmou que a aliança dá demonstrações contrárias ao atual governo de Bolsonaro. “Acho que Alckmin agrega. Ele monta esse contexto nacional do Brasil se revoltando contra boçalidade do liberalismo econômico. Se tivermos programa aristotélico, Alckmin está dentro. Não é revolução. É retomada do Brasil pelos brasileiros”, afirmou.

“No começo eu até fiz algumas críticas ao Alckmin, mas eu pessoalmente gosto dele e acho que enriquece esse momento e transforma a eleição do Lula num movimento nacional de salvação do país.”

Ele também criticou o partido ao qual era afiliado anteriormente, o MDB. “Eu não saí do MDB, o MDB saiu de mim. Fui redator da carta de princípios do MDB. Introduzimos uma frase que o MDB é partido das classes populares, desligado do grande capital. É o partido das minorias e do povo. MDB saiu disso, virou balcão de negócios.”

Disse que admirava o ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro “no começo” e que Lula está “mais experiente” e “entendeu por que derrubaram a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e por que ele foi para a cadeia”.

“O Sergio Moro estava por egocentrismo ou algum outro motivo, a serviço que não são dos brasileiros. A investigação do [site] Intercept deixou claro que ele não investigava os amigos.” Continue lendo 




Deixe seu comentário