Campo Grande, 26/04/2024 06:40

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Cidades

Cidades • 11 jan, 2019

Cuiabá reforça identidade cultural com Corumbá ao celebrar 300 anos de fundação


 

 Prefeito Marcelo Iunes recebeu representantes da prefeitura de Cuiabá em seu gabinete

Representantes da Prefeitura de Cuiabá convidaram o prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, para participar das celebrações dos 300 anos de fundação da capital do estado de Mato Grosso, que serão completados no próximo dia 08 de abril. O convite foi feito na tarde de quinta-feira, 10 de janeiro, pelo secretário municipal de Cultura, Esporte e Turismo daquela cidade, Francisco Antônio Vuolo, e pela secretária extraordinária dos 300 anos de Cuiabá, Cely Maria Auxiliadora Barros Almeida.

Além do convite, a comitiva também apresentou a proposta do monumento que será entregue a Corumbá pelo prefeito cuiabano, Emanuel Pinheiro. A iniciativa retribui o presente oferecido em 1919 pelos corumbaenses em homenagem ao bicentenário de Cuiabá. O obelisco presenteado atualmente está instalado na praça Luiz de Albuquerque, na orla do rio Cuiabá, na capital mato-grossense.

Anderson Gallo/Arquivo Diário Corumbaense

Obelisco ofertado por Corumbá a Cuiabá no século passado, é uma réplica do monumento que fica na Praça da República corumbaense

O monumento ofertado pelo povo de Corumbá no século passado é uma réplica do Obelisco de Ramsés II que se encontra na praça da República – em frente ao prédio do Instituto Luiz de Albuquerque (ILA) e Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária – que homenageia os heróis da Guerra contra o Paraguai e é inspirado no existente na praça da Concórdia, em Paris, que foi construído a mando do faraó egípcio Ramsés II, em 4000 a.C.

“Corumbá e Cuiabá têm uma identidade cultural e histórica muito fortes, juntos estes dois municípios foram os responsáveis pelo desenvolvimento do Mato Grosso uno”, disse Francisco Vuolo. “Estamos propondo ao prefeito Marcelo Iunes a entrega desse monumento, que simboliza uma viola de cocho e elementos de nossa integração cultural e histórica com Corumbá”, completou o secretário de Cultura, Esporte e Turismo da capital de Mato Grosso.  Ele antecipou que a entrega do monumento deve ser feita em março, durante visita do prefeito cuiabano a Corumbá.

A secretária extraordinária dos 300 anos de Cuiabá, Cely Almeida, reforçou o convite ao prefeito Marcelo Iunes ao destacar o calendário do evento tricentenário. “O aniversário dos 300 anos é no dia 08 de abril, mas as festividades efetivamente começam no dia 05 de abril. Fazemos aqui o convite oficial para contarmos com sua presença”, disse complementando que a cidade vem realizando uma série de atividades referentes à data.

O chefe do Executivo corumbaense destacou a “identificação histórico-cultural” existente entre os povos de Corumbá e Cuiabá apesar da distância. “Somos cidades irmãs, nossos povos têm uma relação cultural e histórica muito fortes, uma identidade mesmo. Juntas, nossas cidades tiveram importância fundamental no crescimento e desenvolvimento do Mato Grosso integrado. Seguimos agora com a missão de fortalecermos os laços e promovermos uma integração turística, cultural entre nossos municípios”, afirmou Marcelo Iunes.

O prefeito agradeceu ao convite e determinou ao diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Silva da Cruz (que participou do encontro), estudar o envio de uma representação cultural de Corumbá para se apresentar durante as festividades dos 300 anos de Cuiabá. Iunes ainda afirmou que o Município já estuda um local para instalar o monumento a ser entregue pelos cuiabanos ao povo corumbaense.

Gisele Ribeiro/PMC




Deixe seu comentário