Campo Grande, 26/04/2024 08:51

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 01 out, 2019

Assomasul e CNM promovem qualificação sobre gestão de resíduos sólidos


O “CNM Qualifica” tem o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento dos servidores municipais em diversos temas de interesse das prefeituras.

Servidores têm lotado o plenário da Assomasul (Foto: Edson Ribeiro )

Em parceria com a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), a CNM (Confederação Nacional de Municípios), por meio do programa “CNM Qualifica”, promove nesta terça (24) e quarta-feira  (25), na sede da entidade, em Campo Grande, o curso de qualificação “Gestão de Resíduos: Coleta Seletiva e Compostagem.

O “CNM Qualifica” tem o objetivo de aperfeiçoar o conhecimento dos servidores públicos municipais em diversos temas de interesse das prefeituras.

O curso será aberto às 8 horas pelo diretor-executivo da Assomasul, ex-prefeito de Ribas do Rio Pardo, José Domingues Ramos, o Zé Cabelo.

Entre os temas a serem abordados no oitavo curso destinado à capacitação da categoria em Campo Grande, estão “Polícia Nacional de Resíduos Sólidos — conceitos e instrumentos”; “obrigações municipais”, “financiamento”; “Coleta Seletiva: orientações básicas, logística reversa x coleta seletiva”; “Tipos de coleta seletiva: PEV, porta-a-porta”; “Planejamento”; “Programas Alternativos: parcerias com o setor privado, eventos e outros”; “Inclusão de catadores de materiais recicláveis”; “Compostagem, “Resolução Conama”, “Tipos de compostagem e “boas práticas”.

OUTRAS ETAPAS

Até agora, já foram realizadas sete etapas em Campo Grande, envolvendo temas como “Meio Ambiente”, nos dias 24 e 25 de abril; “Alternativas para o Incremento de Receitas”, dias 29 e 30 de maio; Gestão de Saúde nos Municípios, em 4 de junho;  “Capacitação de Recursos e Plataforma + Brasil”, nos dias 24 e 25 de junho, “Municipalização do Trânsito”, dias 29 e 30 de julho; “Controle Interno”, nos dias 6 e 7 de agosto, incluindo o atual sobre Plano Diretor, em 3 e 4 de setembro.




Deixe seu comentário