Campo Grande, 26/04/2024 01:42

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 24 nov, 2021

CCJ da Câmara aprova PEC que reduz aposentadoria compulsória no STF


Texto aprovado reduz idade dos atuais 75 para 70 anos de idade

Vista do prédio do Congresso Nacional em Brasília (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania) da Câmara aprovou, nesta terça-feira (23), a admissibilidade da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 159/19, que determina que servidores públicos e ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) serão aposentados compulsoriamente aos 70 anos de idade. Atualmente, a idade é de 75 anos.

A constitucionalidade da PEC foi aprovada por 35 votos favoráveis e 24 contrários.

A proposta revoga a emenda 88/15, que aumentou de 70 para 75 anos a aposentadoria compulsória de ministros do STF, dos Tribunais Superiores e do Tribunal de Contas da União.

Com a aprovação na CCJ, a proposta segue para a análise de uma comissão especial. Depois, ela ainda precisa ser aprovada pelo Plenário, em dois turnos de votação.

A CCJ também aprovou a constitucionalidade da PEC 32/21, que aumenta de 65 para 70 anos a idade máxima para a nomeação de juízes e ministros do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, dos Tribunais Regionais Federais, do Tribunal Superior do Trabalho, dos Tribunais Regionais do Trabalho e do Tribunal de Contas da União.

A PEC 32/21 também precisa passar por uma comissão especial e pelo Plenário, em dois turnos de votação.

Fonte – Agência Brasil




Deixe seu comentário