Campo Grande, 26/04/2024 00:05

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 24 jun, 2019

O sucesso (artigo-Venildo Trevisam)


O instinto de sobrevivência leva o ser humano a se afastar de tudo quanto possa lhe causar algum mal, ou algum problema tanto de ordem social quanto de ordem moral. Não deseja e nem lhe atrai a possibilidade de algum fracasso. Aposta tudo naquilo que pretende assumir e realizar. E isso com esmerado empenho e dedicação.

Contudo, nem sempre utiliza os meios adequados para alcançar o almejado. Não são poucas as pessoas que se deixam influenciar pelo desejo do sucesso e acabam cometendo certas imprudências que as levam à decepção e, até mesmo, ao fracasso. E não será fácil recompor-se tanto física quanto moralmente.

Mas a vida continua. Seja do jeito que for, haverá a necessidade de prestar maior atenção quanto ao que queira conseguir. Não basta querer. É preciso poder querer. As ilusões e os sonhos podem influenciar, mas será preciso estudar o ambiente em que se encontra e os meios de que dispõe. Aventurar nunca será seguro. A prudência não faz mal a ninguém.

Não são poucas as pessoas que sonham grande e esquecem que o sucesso depende da prudência em escolher, da perseverança em prosseguir e da humildade em reconhecer o que realmente seja possível. Todo o empenho em se projetar como  vencedor é benéfico e saudável. Pois tudo concorre para alcançar o máximo de sucesso. Não ter medo de meter a mão na massa.

No entanto será necessário aceitar e conviver com as limitações. O Mestre  dos mestres, homem sábio e prudente, deixa um alerta: ‘quem deseja ser grande, seja o servo de todos. Todo aquele ou aquela, que queira me seguir, renuncie a si mesmo, tome a cruz de cada dia e siga-me” (Lc.9,18-24)

Isso poderá surpreender a quem sonha grande, mas não aceita conviver com as dificuldades e as limitações. Quer tudo fácil. Quer sucesso sem luta e sem sofrimento. Isso só pode levar à decepção, ao desânimo e ao fracasso.
Quanto mais elevado pensa chegar, mais prudência terá que cultivar. Quanto maior o patrimônio a construir, maior empenho terá que assumir. Quanto mais elevada a glória a conquistar, tanto mais profunda a humildade em trabalhar e vigiar.

Nada é de graça. Tudo tem seu preço e sua medida. O sucesso tão sonhado tem seu custo e sua medida. Custa humildade e perseverança. Custa sacrifício e desprendimento. Custa dedicação e coragem para conquista-lo.

E para quem for fiel aos ensinamentos do Mestre, terá a alegria de ser surpreendido com uma recompensa reservada a quem, apesar das dificuldades, sempre se manteve em seu lugar e em sua tarefa. O sucesso espiritual será para quem se mantem como servo humilde e prudente.

Só será realmente feliz quem o fizer, não para agradar a Deus, mas para servir um irmão, ou uma irmã pertencentes à família humana. Surpreenda Deus com sua generosidade.

Fonte – Correio do Estado




Deixe seu comentário