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Política • 28 mar, 2023

Deputados denunciam: excesso de burocracia esgota os professores


Presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Casa, o deputado Professor Rinaldo Modesto (PSDB)  abordou a questão prometendo  reunião para tratar do caso que ele considera grave.

Os deputados estaduais debateram na sessão desta terça-feira questões relacionadas à área educacional, alertando principalmente que os professores estão sobrecarregados por excesso de burocracia e a fiscalização por parte da coordenação escolar, em Mato Grosso do Sul.

O deputado Pedro Kemp (PT) fez um apelo para que a SES (Secretaria de Estado de Educação) atente para a realidade da saúde mental da categoria.

A recente morte do professor Tiago Bianchi, aos 42 anos, acendeu um alerta sobre a saúde mental dos nossos professores. Tiago desistiu de viver, pois enfrentava uma depressão e não conseguiu afastamento ou readaptação. Sem condição de entrar em sala de aula em razão do estado emocional, ele tirou a própria vida. Infelizmente, não é o único caso”, disse Kemp.

Segundo o parlamentar, os professores estão esgotados e necessitam do respaldo do Estado.

“Além das atividades docentes, os profissionais precisam preencher fichas, relatórios, cadastros, planejamentos detalhados de aulas e avaliações. Não bastasse essa burocracia incompreensível, eles estão sendo fiscalizados pela coordenação. Eles estão sendo vigiados se estão ministrando aquilo que está no planejamento e até mesmo se estão de pé. O nível de cobrança está um absurdo. Isso acarreta diretamente na saúde mental”, afirmou.

Legislação

Presidente da Comissão Permanente de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Casa, o deputado Professor Rinaldo Modesto (PSDB) informou que será realizada uma reunião para debater o assunto com a SED.

Professor Rinaldo ainda abordou a questão da segurança nas escolas. Na tribuna, o deputado cobrou a eficácia da Lei 3.437 de 2007, que instituiu a Política de Prevenção à Violência contra Educadores da Rede de Ensino do Estado de Mato Grosso do Sul, e da Lei 5.582 de 2020, a qual criou o serviço de apoio psicológico e social ao aluno em situação de vulnerabilidade, regularmente matriculado na Rede Estadual de Ensino.

“Temos leis e precisamos cobrar a eficácia delas, para isso é preciso o olhar diferenciado do Estado”, destacou.

Mara Caseiro (PSDB) falou da importância da implantação de equipe multidisciplinar para identificar comportamentos suspeitos nas escolas. Coronel David (PL) sugeriu que os deputados verifiquem a situação in loco e apresentem sugestões ao Poder Executivo, a fim de evitar tragédias nas escolas de Mato Grosso do Sul.




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