Campo Grande, 13/05/2024 05:11

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 02 mar, 2023

Figueirão: Mara pede reforma do ginásio de esportes


A reforma do ginásio de esportes do município de Figueirão, foi solicitada ao governo estadual, pela deputada estadual Mara Caseiro . O pedido ao secretário estadual de Infraestrutura, Hélio Pellufo Filho e ao diretor-presidente da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul, Herculano Borges, foi encaminhado na sessão desta terça-feira (28).

Segundo o solicitante, vereador Ronis, o espaço é importante para os estudantes realizarem atividades físicas e de lazer. “Figueirão é local que tem crescido bastante nos últimos anos, mas ainda apresenta deficiência estrutural”, disse ele ao destacar o esporte como fundamental no desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Conforme a deputada, o esporte e a cultura são essenciais para a sociedade. “São áreas extremamente relevantes e que contribuem para um crescimento saudável, com crianças e jovens afastados da violência e de drogas, problemas que, infelizmente, se acentuam com o crescimento populacional”, afirmou ela.

OUTRO PEDIDO

A deputada estadual Mara Caseiro  ainda encaminhou ao governo estadual, a solicitação da troca de ponte de madeira sobre o Rio Mimoso, no trecho da MS-340, entre os municípios de Bandeirantes e Rio Negro. Segundo ela, por estar em situação precária, a ponte pode provocar acidentes e prejudicar a economia da região.

“A ponte sobre o Rio Mimoso é de madeira fator que, aliado à atuação do tempo e do uso contínuo, resulta em diversos problemas estruturais no local, além de limitar o trânsito de veículos utilizado na agricultura em razão de sua dimensão, fato que prejudica a economia rural da região”, afirmou a deputada.

AGENTES PENITENCIÁRIOS 

Para atender o Estabelecimento Penal de Cassilândia, a deputada estadual Mara Caseiro (PSDB) solicitou, ao governo estadual, a destinação de agentes penitenciários para desempenharem as funções de policiamento penitenciário. O pedido feito à parlamentar foi encaminhado pelo prefeito Valdecy e os vereadores Leandro Rosa, Zé Divino, Fião e Oba Oba.

Segundo eles, o monitoramento do estabelecimento penal tem sido realizado por policiais militares e não por agentes penitenciários, o que tem causado prejuízo à segurança pública municipal. “É necessário que o efetivo da Polícia Militar seja reservado somente a fiscalizar e coibir atividades ilícitas regionais/locais de forma imediata, prevenindo crimes e fazendo com que os indivíduos respeitem a legislação, aumentando a sensação de segurança do cassilandense e não serem arregimentados para o estabelecimento penal”, disseram.

Atualmente, Cassilândia abriga o estabelecimento penal de segurança média, destinado a presos condenados do sexo masculino, que cumprem pena em regime fechado. “Por ter mais de 22 mil moradores, o município não pode ter o efetivo da polícia militar arregimentado para o estabelecimento penal. A polícia precisa fazer sua função de fiscalizar, coibir atividades ilícitas locais, prevenindo crimes para garantir a segurança do cassilandense”, disse a deputada.

Outro ponto destacado pela parlamentar é a peculiaridade entre o trabalho dos agentes penitenciários e dos policiais militares. “Existem muitas diferenças. Uma delas é a experiência dos agentes penitenciários em exercem funções de vigilância dentro da área carcerária, conduzindo presos na área intramuros das unidades prisionais, para atendimentos médicos e psicossociais, para atividades educacionais e laborais”, afirmou a deputada ao pedir o pronto-atendimento da indicação.




Deixe seu comentário