Campo Grande, 07/05/2024 15:22

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 07 jul, 2022

Prefeitura inicia 3a. etapa do asfalto com drenagem no Nova Lima


A Prefeitura de Campo Grande iniciou nesta semana a 3ª etapa (C/D) das obras de drenagem e pavimentação do Bairro Nova Lima, onde a população será beneficiada com 29,1 km  de asfalto e 3 km de recapeamento

       (Foto – Diogo Gonçalves)

Nesta quarta-feira (6) a prefeita Adriane Lopes fez uma visita técnica à frente de serviço em andamento na Rua Haroldo Pereira, onde estão sendo implantados 400 metros de dupla tubulação a partir da Avenida Cândido Garcia Lima. Serão duas redes de tubos de 1,5 metro de diâmetro cada uma, que receberão a enxurrada da parte alta do bairro, terminando na Avenida Cônsul Assaf Trad. Está programada a colocação de galerias celulares que atravessarão a pista e seguirão até um córrego no Parque Assaf Trad, onde toda esta água vai desaguar.

Segundo o secretário Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, está tubulação da Haroldo Pereira vai captar as águas pluviais que descem desde a Avenida Francisco Pereira Coutinho e hoje espalham sedimentos desta região do bairro até o Jardim Anache .

As duas etapas em andamento (C/D) abrangem o quadrilátero formado pelas ruas Zulmira Borba/Cônsul Assaf Trad/  Gualter Mascarenhas /Lino Vilacha. O projeto prevê a execução de 28,4 km de asfalto e 2,5 km de recapeamento. Serão asfaltada 29 ruas e recapeadas outras 6.

Visita

Além de ouvir explicações dos engenheiros sobre as obras, a prefeita também conversou com os moradores. Dona Isaura Aparecida Gomes, 78 anos, que está no bairro há 40, compartilhou com a prefeita a emoção da chegada das obras. “Agora vai acabar aquela poeira que nunca conseguimos tirar. Agora a casa estará sempre limpa”, comemora ela.

Nem o barulho das betoneiras tiram a felicidade de quem comemora a chegada do asfalto como a aposentada Ana Faustino, 64 anos. Presidente do clube de mães, ela mora no Nova Lima há 30 anos. “Quando chegamos aqui não tinha nem água. Era tudo mato e o ônibus era apenas um por dia. Hoje observamos a transformação da nossa região. Dá gosto morar aqui”.

Cuidando da neta, Naile Santana, 50 anos, acredita que o asfalto vai trazer ainda mais segurança para a região. “Nós que estamos aqui no dia a dia sabemos a importância das obras, dias secos e dias chuvosos são ruins, mas com o asfalto tudo melhora, valoriza nossa casa e ainda garante mais segurança para sairmos e chegarmos”, afirmou ela que está há 28 na Rua Firmo Cristaldo que começa a receber serviços de drenagem nesta quarta.

O presidente do Nova Lima, Pedro Domingos de Oliveira, 50 anos, faz uma retrospectiva de melhorias na região. “Nos últimos 6 anos o Nova Lima ganhou benefícios e cara de bairro. Em 2018 chegou o asfalto na primeira etapa e em 2019 entregaram a 2ª etapa. E em 2022 o asfalto segue na 3ª e 4ª etapas. É muita felicidade não apenas para o morador onde o asfalto chega, mas também para todos que moram aqui”.

Ruas que serão asfaltadas

Lourenço Veiga, Cláudio Manoel da Costa, Avenida Cândido Garcia Lima, Alberto da Veiga,  dos Pracinhas, John Kennedy, Professora Antônia Capilé, Alcebíades Barbosa, Abdar Nassar, Agenor Pinto, Jaime Cerveira, Albertina Pimentel, Júlio Bais, Bertolino Cândido, Monte Alegre, Haroldo Pereira,  Rua Lateral, Padre Antônio Franco, Firmo Cristaldo, Celina Bais Martins, Henrique Barbosa Martins, Helena Beruk,Narciso Dias, Alexandrino Alencar, Amambai, dos Poetas, Capitólio, trecho da Rua Puru. Além do recapeamento nas ruas Lino Vilacha, Narciso Dias e Urariocara.

O projeto das etapas C e D contempla o prolongamento da 3ª pista da Avenida Cônsul Assaf até a rotatória com a Avenida Lino Vilacha, que será duplicada e recapeada. A Lino Vilacha é o principal acesso ao Hospital São Julião.

Desde 2017, a região recebeu grandes investimentos em drenagem, obras de controle de enchente. Foram executados 54 km de pavimentação, abrangendo as duas etapas do Nova Lima e nos conjuntos habitacionais Oscar Salazar, José Tavares e Parque Iguatemi, construídos no bairro




Deixe seu comentário