Campo Grande, 11/05/2024 10:32

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 02 abr, 2023

Senador Nelsinho Trad se reúne com comunidade nipônica de Campo Grande


Em reunião, parlamentar compartilha sobre experiências no Japão e anuncia os projetos de pedidos de vistos para descendentes e o Enem no Exterior que serão encaminhados por ele – como chefe da delegação brasileira nessa visita – ao Governo Federal

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS) se reuniu com representantes da comunidade japonesa em Mato Grosso do Sul, no fim da tarde do último sábado, na sede clube da Associação Esportiva e Cultural Nipo-brasileira, no centro de Campo Grande, e compartilhou sobre sua experiência no Japão e os temas debatidos com autoridades japonesas de interesses aos descendentes nipônicos. “Estivemos com a vice-presidente do Grupo Parlamentar Japão-Brasil, deputada Yuko Obuchi, e com os representantes do Ministério das Relações Exteriores. Falamos sobre o visto para yonseis (bisnetos de imigrantes japoneses) e o Enem no Japão. Hoje, temos mais de 200 mil brasileiros no Japão”, comentou o senador Nelsinho Trad.

Nomeado como o chefe da delegação brasileira, senador Nelsinho Trad, e outros parlamentares participaram do Programa Juntos, da Jica (Agência de Cooperação Internacional do Japão), e visitaram por uma semana o país do Sol Nascente. “Nós voltamos com a missão de divulgar a cultura japonesa e estreitar as relações entre o Japão e o Brasil. Trouxemos o pedido do Consulado do Brasil em Hamamatsu, a cidade mais brasileira no Japão, de oferecer Enem para o ingresso nas universidades do Brasil. Também solicitaram uma certificadora de proficiência da língua portuguesa no Japão, para que os próprios brasileiros e os japoneses quem tenham histórico com a língua portuguesa possam com esse certificado ingressar nas melhores oportunidades de estudos e empregos”, explicou o senador Nelsinho Trad.

Esses assuntos, segundo o senador Nelsinho Trad, serão encaminhados ao Governo Federal. Já, no Japão, os parlamentares tiveram acesso à família imperial. Em visita, a princesa Aico Toshi recebeu o grupo de brasileiros. Na ocasião, o senador Nelsinho Trad quebrou o protocolo ao mostrar a fotos dos seus pais em Campo Grande, no centenário da Imigração Japonesa, em 2008, quando ele era prefeito da Capital. “Eu recebi os seus pais e, agora, você me recebe no seu país”, mencionou o senador Nelsinho Trad.

Satisfeita com a recordação, o senador conta que a princesa quis saber mais sobre a Cidade Morena e se encantou com a possibilidade de Campo Grande ter uma Praça da Imigração Japonesa. “Esse era o nosso projeto, quando eu era prefeito. Se lembram?”, perguntou.

A maioria dos participantes, membros das diretorias dos clubes da Associação Nipo, da Associação Okinawa de Campo Grande e da Associação Campo-grandense de Beisebol, se recordou do projeto que seria anexo ao loteamento, do Centro de Belas Artes, no Bairro Cabreúva. “Nós da Nipo já discutimos que seria necessário a construção de um jardim japonês, um museo/biblioteca e ter apoio em nossos eventos como Undokai, Bon Odori, Semana da Cultura Japonesa e Festival do Japão”, explicou o presidente da Nipo, Nilson Aguena, ao senador Nelsinho Trad.

Para presidente da Associação Okinawa Marcel Asato e ao presidente da Associação Campo-grandense de Beisebol Toshio Sakai, a iniciativa do senador Nelsinho Trad em compartilhar as informações do Japão foi muito válida. De férias em Mato Grosso do Sul, o cônsul do Japão no Brasil de Assuntos Gerais e Políticos, Hiroyuki Ide, também fez questão de participar do encontro e aprovou a sua atitude. “Vou repassar todas as informações para embaixada, foi muito interessante o ponto de vista do senador Nelsinho Trad sobre o Japão e as necessidades dos brasileiros lá”, disse.

O senador Nelsinho Trad também divulgou curiosidades sobre situações enfrentadas no Japão como a tragédia em Fukushima e o cenário cinematográfico do centro de Tóquio. A reunião completa foi transmitida ao vivo pelo seu Instagram e se encontra online no perfil do senador @nelsinhotrad.




Deixe seu comentário