Campo Grande, 10/05/2024 02:10

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 20 fev, 2023

Tereza Cristina exalta desempenho do agronegócio no Brasil


Além de destacar o setor, a senadora de oposição aproveitou para provocar o governo  liderado pelo PT do presidente Lula

Senadora Tereza Cristina (PP-MS) (Foto: Divulgação )

A senadora Tereza Cristina (PP-MS) usou seu perfil nas redes sociais para exaltar o desempenho do agronegócio brasileiro. Ex-ministra da Agricultura do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), a política sul-mato-grossense se reportou à manchete do jornal O Estadão de São Paulo, intitulada “Agronegócio no Brasil dá salto em 20 anos e hoje equivale ao PIB da Argentina”, para comemorar.

Além de destacar o setor, a senadora de oposição aproveitou para provocar o governo comunista liderado pelo PT do presidente Lula, cujo desempenho até agora frustrou as expectativas dos analistas econômicos e da população brasileira.

“A manchete do @Estadao mostra que a #agropecuaria brasileira continua fazendo o seu importante papel na #economia do #Brasil e na segurança alimentar do mundo, mesmo diante das críticas do atual governo. PIB do nosso #agro equivale ao da Argentina. Parabéns, produtores rurais!”, postou em sua página no Twitter.

De acordo com a publicação do jornal paulista, a safra recorde de mais de 300 milhões de toneladas esperada para o Brasil neste ano evidencia a proporção que o agronegócio tomou dentro da economia brasileira. Entre 2002 e 2022, o PIB agrícola do País saltou (em números deflacionados) de US$ 122 bilhões para US$ 500 bilhões – o equivalente a uma Argentina.

De acordo com o economista José Roberto Mendonça de Barros, o agronegócio brasileiro apresentou um crescimento extraordinário nos últimos 40 anos, com destaque para os últimos 20 anos. “Diferentemente do que aconteceu no setor urbano, seja na indústria ou em serviços, o crescimento do agronegócio é persistente e essa é a primeira lição que o agro dá. Crescer sempre é mais importante do que crescer muito em alguns anos e cair nos anos seguintes. É um crescimento sustentável, o que torna o agronegócio bastante competitivo.”

Esse crescimento, segundo especialistas, está calcado no investimento em pesquisa e nas políticas públicas para o campo, que têm propiciado sucessivos recordes na produção agrícola. Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o Brasil deve romper este ano a barreira das 300 milhões de toneladas de grãos, firmando-se como o terceiro maior produtor mundial de cereais, atrás da China e dos Estados Unidos.

Ainda segundo a reportagem, em 20 anos, a safra de grãos subiu de 120,2 milhões de toneladas para 310,6 milhões, uma alta de 258%. Já a área plantada passou de 43,7 milhões para 76,7 milhões de hectares, um aumento de 76,5%.

Os números mostram que a produção cresceu três vezes mais do que a área ocupada pelas lavouras, o que se deve ao ganho de produtividade, graças a investimentos em pesquisa e tecnologia.

O destaque nos campos brasileiros é a soja, oleaginosa que se adaptou aos diversos microclimas do País, sendo cultivada tanto em regiões mais frias do extremo Sul quanto no clima tropical do Norte e do Nordeste. O Brasil ultrapassou os EUA e se tornou o maior produtor do grão, sendo também hoje o principal exportador.




Deixe seu comentário