Campo Grande, 18 de novembro de 2018

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Artigos

Artigos • 04 jul, 2018

O olhar diz tudo!


Umas das expressões mais significativas e verdadeiras. Já parou para perceber como o olhar é revelador? Quantas palavras existem dentro desse “silêncio” que diz tudo? Você pode até dar um sorriso sem vontade, mas impossível disfarçar o olhar.  Demonstra cuidado, amor, paixão, compaixão, dó, raiva, desinteresse, decepção, dúvida, desespero… enfim…. os mais diversos sentimentos.

Esses dias uma amiga me mostrou a foto da sua filha com um rapaz. Comentei de pronto: Esse menino está apaixonado, observe o olhar dele! Ela confirmou a constatação. Estava muito evidente, escancarado, bonito de ver. Há alguns anos, no trânsito de São Paulo com a minha irmã, chegou um senhor vendendo balas. Jamais esquecerei aquela imagem. Cabelo grisalho e olhos grandes, azuis piscina, lindos, e ao mesmo tempo tristes, uma tristeza arrebatadora.

São muitas as informações captadas na troca de olhares. É incrível, comece a observar. As palavras podem dizer algo completamente diferente do que é real. Você pode até disfarçar o sentimento durante a conversa, mas nunca no olhar. O corpo fala de diversas formas e a comunicação não verbal é sempre a mais sincera. Como disse Leonardo da Vinci: “Os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo”.

O olhar é a linguagem refletida diretamente do coração. Transborda, diz tudo, é transparente. Não importa o tamanho, a cor e o formato, a belezura maior fica na mensagem que comunica, mensagem essa acompanhada de seus complementos, como a postura corporal. Uma coisa é certa: quanto maior a intimidade entre as pessoas, mais facilmente fica evidente essa percepção.

Claudia Malfatti

Contato: claumalfatti@hotmail.com




Deixe seu comentário