Campo Grande, 26/04/2024 09:22

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 19 dez, 2018

Agricultura dividirá com Incra responsabilidade por demarcação de terras


O presidente da União Democrática Ruralista (UDR), Luiz Antônio Nabhan Garcia, foi confirmado nesta terça-feira (18) como secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura do futuro governo Jair Bolsonaro (PSL). Amigo do presidente eleito, Nabhan Garcia chegou a ser cotado para assumir a pasta (que acabou entregue à deputada federal Tereza Cristina, do DEM-MS), mas foi contemplado com a secretaria, uma das sete que comporão o ministério em 2019.

A equipe de Nabhan Garcia cuidará da demarcação de terras indígenas e quilombolas, licenciamentos ambientais e políticas fundiárias, temas em que as posições de Bolsonaro sofrem críticas da oposição. O futuro governo reconheceu, em nota, que a secretaria realmente “será responsável pela definição de políticas fundiárias do país”.

A nota afirma, no entanto, que questões que envolvam demarcações ou conflitos de terras passarão por um “conselho interministerial” que, segundo a equipe, está em processo de criação. Esse colegiado, segundo o comunicado, terá membros das pastas de Agricultura, Defesa, Meio Ambiente, Direitos Humanos (que abrigará a Funai) e Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Congresso em Foco




Deixe seu comentário