Campo Grande, 26/04/2024 16:55

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 22 mar, 2020

Em toque de recolher, Guarda Metropolitana fecha 33 estabelecimentos e recolhe 68 moradores


Nesta primeira noite em que foi instaurado o toque de recolher em Campo Grande, a Guarda Civil Metropolitana (GCM) encontrou 33 estabelecimentos comerciais abertos após às 22h – horário estabelecido pelo decreto do prefeito Marcos Trad (PSD) – os orientando a encerrar as atividades.

O toque de recolher foi decretado devido ao surto do novo coronavírus, que já tem 19 casos confirmados na Capital, segundo divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). De acordo com a GCM, nenhum empresário apresentou resistência à abordagem das equipes.

Além disso, os cerca de 100 guardas abordaram 46 pessoas, que também foram orientadas a seguir para casa. Conforme o decreto, durante o horário determinado, fica terminantemente proibido a circulação de pessoas, exceto a circulação quando necessária para acesso aos serviços essenciais e sua prestação, comprovando-se a necessidade ou urgência, como pessoas que precisam ir até uma unidade de saúde, farmácias ou supermercados, ou trabalhadores do turno da noite e madrugada.

Nestes casos em que a locomoção é justificada, o indivíduo deverá estar, preferencialmente sozinho, sem acompanhante. Dentre os abordados, três menores de idade e um jovem foram encaminhados ao Centro Especializado da Polícia Integrada (Cepol) por tráfico de drogas na Região Lagoa.

Ademais, outros 68 moradores que estavam em aglomeração em frente de residências foram orientados a se recolher. Na manhã de hoje, o prefeito fez um pronunciamento em frente à Prefeitura aos guardas e aos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Gestão Urbana. Na ocasião, ele recomendou que estabelecimentos que não respeitarem o toque de recolher – que tem duração de 15 dias – devem ser fechados e podem ter o alvará cassado.

Fonte – Correio do Estado




Deixe seu comentário