Campo Grande, 26/04/2024 15:04

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 20 set, 2020

Presidente do TJ decide que Cristiane Brasil continua presa


 

Ex-deputada se entregou à polícia – Foi presa na Operação Catarata – Defesa pedia relaxamento

 

O presidente do TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio), desembargador Cláudio de Mello Tavares, negou o pedido da defesa da ex-deputada e pré-candidata à prefeitura do Rio pelo PTB, Cristiane Brasil, para relaxamento da prisão neste domingo (20.set.2020).

Os advogados de Cristiane pediram que, caso o pedido de soltura não fosse atendido, a prisão preventiva fosse substituída por domiciliar ou monitoramento por tornozeleira eletrônica. Todos os pedidos foram negados.

A ex-deputada apresentou-se à polícia do Rio de Janeiro na tarde de 6ª feira (11.set.2020). Ela foi alvo de mandado de prisão na 2ª fase da operação Catarata, que prendeu também o secretário de Educação do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes (PSC). Ambos são acusados de receberem propina em contratos de assistência social do governo estadual e da prefeitura do Rio.

O MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) e a Polícia Civil afirmam que o esquema pode ter desviado R$ 30 milhões dos cofres públicos de 2013 a 2018 –parte em espécie. Segundo o MP-RJ, Fernandes foi preso por ações durante sua gestão na Secretaria Estadual de Tecnologia e Desenvolvimento Social nos governos de Sérgio Cabral e de Luiz Fernando Pezão —antes de assumir a Educação a convite de Wilson Witzel.

Já a a ex-deputada responde por atos praticados de maio de 2013 a maio de 2017, quando ela assumiu secretarias municipais nas gestões de Eduardo Paes e Marcelo Crivella.

Cristiane Brasil é a 3ª pré-candidata à Prefeitura do Rio de Janeiro alvo de operações na semana. Na 3ª feira (8.set.2020), Eduardo Paes (DEM) foi alvo de 1 mandado de busca e apreensão. Na 5ª (10.set.2020), mandados de busca e apreensão foram expedidos na casa de Marcelo Crivella (Republicanos), e no Palácio da Cidade, sede da Prefeitura.

CONTINUAR LENDO

O Poder360 integra o




Deixe seu comentário