Campo Grande, 02/05/2024 01:00

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Artigos

Artigos • 11 out, 2023

Pisa de estrogonofe


(de Carlos Castelo) – 

Há muito que a humanidade se preocupa com as mudanças climáticas, a sustentabilidade e os problemas geopolíticos. Mas há ainda um outro problema importante a ser equacionado: a inclinação cada vez mais acentuada da Torre de Pisa. E não é em função de alguma adversidade estrutural. A causa é bem outra.

Diz a lenda que a cada vez que alguém no Brasil pede uma pizza sabor estrogonofe, a famosa torre italiana inclina um milímetro. Por essa união entre Rússia e Itália, a ONU nunca esperou.

Alguns aficionados por teorias da conspiração sustentam que a inclinação da Torre é, na verdade, uma tentativa do monumento de fugir, de se afastar das pizzas esdrúxulas.

Quem, no entanto, poderia culpá-la? Se eu fosse um prédio histórico cercado por tais sabores, também tentaria sair me arrastando, como uma centopeia gigante, para bem longe.

No início, os pizzaiolos tradicionais olhavam com desdém para os sabores inautênticos, mas conforme as redes sociais foram abraçando a tendência, a demanda cresceu exponencialmente e a pobre torre, desconsolada, não parou mais de se dobrar.

Por outro lado, de onde surgiu a necessidade de transformar pratos tradicionais em coberturas de pizza? Já não bastava o abacaxi na redonda? Como se não fosse suficiente juntar doces e salgados em uma mesma mordida, agora querem o sabor de uma refeição inteira em uma única fatia?

Já vimos pizzas de carne seca, de feijoada, sagu e até mesmo de sushi. Quer dizer, por que não arruinar várias culinárias ao mesmo tempo?

Enquanto isso, a Itália chora. Não apenas por presenciar uma torre querida definhando de tristeza, mas por ver sua amada pizza, aquele círculo perfeito de massa, molho e cobertura, ser desvirtuada por experimentos gastronômicos de péssimo gosto.

A culinária é uma forma de arte. Logo, está sujeita à interpretação e reinvenção. Não se deve, contudo, deixar os ingredientes da geladeira decidirem o cardápio.

Assim, da próxima vez que estiver em uma pizzaria, olhe para o menu e se pergunte: “Eu realmente preciso de uma pizza de estrogonofe?” Se a resposta for sim, pense na Torre de Pisa. Ela está contando com você para se manter de pé.

(Publicado na Fórum)




Deixe seu comentário