Campo Grande, 17/05/2024 07:33

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Artigos

Artigos • 03 mar, 2022

Quarta-Feira de Cinzas (por Everardo Maciel)


Pandemia, guerra e eventos climáticos extremos. Desconheço precedente histórico de tão insólita combinação

É nessa data do calendário religioso que assisto apreensivo à injustificada e insana agressão, com ameaças de uso de armas nucleares, da Rússia ao heroico povo ucraniano, ratificando o entendimento do biólogo Edward O. Wilson (1929-2021) de que nossas emoções pouco evoluíram desde a Idade da Pedra, quando cotejadas com a evolução do conhecimento científico e tecnológico.

É certo, contudo, que, para além da tragédia, serão graves e persistentes as repercussões econômicas e sociais em todo o mundo. Para enfrentá-las, será crucial um incomum esforço de criatividade, determinação, resiliência e solidariedade, do qual o Brasil não poderá se eximir. Alienação não é uma boa escolha.

No Brasil, hoje, há escassez de lideranças públicas, pouca qualificação nos debates e elevado grau de polarização política. A despeito disso, não custa suscitar a conveniência de instalar um gabinete de crise, como já foi feito em situações muito menos graves, para construir convergências e confortar a sociedade.

O poeta T. S. Elliot, que inspirou o título deste artigo, fez um terrível presságio em “Os Homens Ocos”: “Assim expira o mundo/Não com uma explosão, mas com um gemido”. Esta é a hora de apoiar governos, instituições e pessoas que militam em favor da prevalência da civilização sobre a barbárie.

Everardo Maciel é ex-Secretário da Receita Federal

Fonte – Blog do Noblat




Deixe seu comentário