Campo Grande, 29/04/2024 05:51

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Artigos

Artigos • 04 ago, 2021

Somos um povo abençoado (Rose Modesto)


Mato Grosso do Sul é um estado abençoado. Estamos entre os primeiros no ranking de vacinação contra a Covid-19 e temos um imenso potencial para impulsionar nossa economia, à medida que vamos deixando para trás, os piores momentos da pandemia.

Sabemos que ainda não é hora de relaxar em relação às medidas preventivas. A tragédia humana que se abateu sobre todo o país está deixando marcas profundas, mas seguimos resignados no caminho da humildade, da prudência e da cautela. Toda vida importa!

Por ora, uma das maiores preocupações, além da crise sanitária que enfrentamos, é recuperação da economia. Embora os sinais de retomada sejam razoáveis, a alta taxa de desemprego nos preocupa. A discussão em torno das reformas estruturantes que o país tanto precisa, ainda geram algumas incertezas, é fato. Mesmo assim, nosso olhar precisa ser sempre de esperança.

Quero lembrar a todos que nosso estado é conhecido como um dos “celeiros do país” quando o assunto é agronegócio. Somos campeões em produção de soja, milho, algodão e de rebanho bovino. E agora, caminhando em rumo à uma retomada definitiva da economia, com todos os recursos que estamos trazendo, acredito que o céu será o limite.

A ideia é trabalharmos para sermos reconhecidos também como um modelo de desenvolvimento sustentável, com oportunidade e renda para todos. Eu vislumbro um Mato Grosso do Sul que seja reconhecido, também, por seu bom desempenho na saúde, educação, segurança e muito mais.

Me considero uma pessoa muito otimista, acredito que momentos incertos e tão difíceis quanto esses que enfrentamos, nos levam a sair da nossa zona de conforto, e provar uma força e uma resiliência que achávamos ser incapazes de ter. Por isso, eu acredito que coisas muito boas estão por vir. Porém, como alguém que está na vida pública há tantos anos, preciso enfatizar que é hora de todos olharem além dos interesses políticos. É passada a hora de todos compreenderem o verdadeiro papel da política na vida da população.

Após analisar o atual cenário e ter a oportunidade de ouvir inúmeros estudiosos e pesquisadores, estou convencida de que o Mato Grosso do Sul, a partir do segundo semestre, terá a oportunidade de fazer alterações significativas de paradigmas administrativos a fim de dar um grande salto na direção de um futuro próspero e promissor.

As condições são mais do que propícias. O preço das commodities agropecuárias que produzimos em larga escala pode nos garantir uma situação econômica confortável nos próximos anos. Se pararmos para analisar, temos uma população pequena, distribuída nos 79 municípios, o que também favorece um trabalho pautado em um planejamento orientado nas áreas de educação, saúde e inclusão social para os próximos anos.

Nossa localização é privilegiada, estamos na área de influência das mais importantes interligações que se concretizarão com o corredor bio-oceânico, integrando os estados mais produtivos do país com o contexto latino-americano e, além mar, com os países asiáticos.

Além disso, temos o Pantanal sul-mato-grossense, um dos mais importantes biomas do ocidente, o que por si só nos garante inserção no Plano Mundial, visto que a marca da preservação ambiental tornou-se um selo de qualidade que nos garante atratividade de investimento inimaginável.

Este será o futuro se soubermos fazer as escolhas certas e trabalharmos com senso de responsabilidade e ética ao lidar com a “coisa pública”. Acredito que se trabalharmos um projeto voltado para o desenvolvimento menos improvisado, com definições claras de gastos públicos, sempre priorizando a participação popular, nosso futuro será grande.

Somos um estado diferenciado, sem distorções graves na esfera sócio-econômica, somos um povo extremamente aberto à diversidade cultural, além de sermos, também, muito preparados para enfrentar os desafios que estão por vir. Temos todos os pré-requisitos necessários para potencializar nossas riquezas.

Muitos ficam presos às incertezas do momento. Ideias polarizadas acabam turvando nossos verdadeiros objetivos. Temos que aprofundar o processo democrático, fortalecer as instituições e superar as desigualdades. Sabemos que não é fácil, mas confesso que minha esperança aumentou ainda mais depois do turbilhão de incertezas e desafios que enfrentamos. Eu oro à Deus para que Ele possa iluminar o coração e a consciência de todos os sul-mato-grossenses. Por ora, vamos continuar trabalhando e acreditando que o melhor ainda está por vir.

Deputada Federal Rose Modesto*




Deixe seu comentário