Campo Grande, 28/04/2024 23:20

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Artigos

Artigos • 24 mar, 2021

Terras para estrangeiros


Nos idos de 2016 li uma notícia. Veio lá da Suíça, pelas mãos do respeitado informativo Swissinfo. Dizia que “as terras agrícolas abrem o apetite dos investidores internacionais nos países pobres. A compra de grandes extensões de terra cultivável ameaça a segurança alimentar dos povos nativos, ao invés de favorecer o desenvolvimento e o emprego”.

Entrevistado, o agrônomo suíço Hans Rudolf Herren declarou que “normalmente essas terras são utilizadas para uma agricultura industrial, em larga escala, e para a plantação de produtos que nem mesmo são destinados ao mercado local: a maior parte é exportada e usada na produção de biocombustíveis, forragens e alimentos industriais, entre outros”.

Segundo apurado pela reportagem os principais países compradores são EUA, Reino Unido, Cingapura, Arábia Saudita, Malásia, Holanda, Índia e China.

Uns quatro anos se passaram. Li então, no sério informativo UOL Economia, uma segunda notícia sobre o tema: “Em apenas 44 minutos, o Senado aprovou, na noite de terça-feira (15 de dezembro de 2020) um projeto de lei que pretende facilitar a negociação de terras agrícolas com investidores estrangeiros”.

Não sei bem por qual motivo, mas fiquei a recordar as palavras de Leonardo da Vinci: “É mais fácil resistir no início do que no final”.




Deixe seu comentário