Campo Grande, 23/06/2024 07:25

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Campo Grande

Campo Grande • 24 jun, 2018

Vacinação Antirrábica inicia nesta segunda-feira


A Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica começa nesta segunda-feira (25), com meta é imunizar 80% da população estimada em 160 mil cães e 40 mil gatos, em Campo Grande. As doses são gratuitas e protegem os animais contra a raiva, que é fatal.
A vacinação será realizada de casa em casa por servidores do Centro de Controle de Zoonoses. Prefeitura alerta para a importância dos donos de animais receberem em seus domicílios os funcionários, que estarão identificados com crachá e uniforme.
Os cães e felinos a partir de três meses devem receber as doses, inclusive cadelas e gatas prenhas ou em lactação. A vacinação é única forma de proteção contra a raiva.
Outra opção é que os donos de animais indicados para vacinação levem os bichanos até o CCZ, localizado na Avenida Filinto Muller, 1601, Vila Ipiranga. O Centro funciona das 7h às 21h de segunda a sexta-feira, e das 6h às 21h aos sábados, domingos e feriados.
RAIVA
Incurável nos animais e fatal em 100% dos casos, a doença é uma zoonose e, portanto, também pode afetar os seres humanos. A raiva é letal e o vírus pode ser transmitido para os seres humanos a partir da mordida, lambidas ou machucados causados por mamíferos contaminados. Contato com a pele do animal não oferece riscos.
O último caso de raiva humana no município foi registrado em 1968. Já em cães e gatos, o último caso ocorreu 1988, onde após 23 anos, ocorreu um caso isolado em 2011 de raiva canina, cujo cão adquirira a doença por meio do contato com um morcego contaminado com o vírus.
Fonte: CE
Por: GLAUCEA VACCARI, COM ASSESSORIA




Deixe seu comentário