Campo Grande, 28/04/2024 18:35

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 28 nov, 2022

Sinapro-MS participa de encontro nacional das lideranças da propaganda em Minas Gerais


Evento promovido pelo sistema SINAPRO/FENAPRO debateu o fortalecimento das agências e de toda industria da 
 comunicação, além de apresentar projetos que serão implementados em 2023

Representantes do Sinapro-MS (Sindicato das Agências de Propaganda de Mato Grosso
do Sul), participaram, nos dias 21 e 22 de novembro, do Encontro Nacional das
Lideranças da Propaganda”, promovido pelo Sistema SINAPRO/FENAPRO, ao lado de
lideranças da propaganda e dos Sinapros de todo Brasil. O encontro apontou as
diretrizes do trabalho a ser realizado em 2023 com o objetivo de fortalecer a atividade.

O encontro contou com uma intensa agenda de atividades, com debates e
apresentações a fim de demonstrar o foco no apoio à transformação e o
desenvolvimento das agências de propaganda e, consequentemente, de toda a
indústria da comunicação.

O presidente da Fenapro, Daniel Queiroz, apresentou o balanço do triênio 2020-2022,
e fez uma análise do cenário e dos desafios e oportunidades do período, destacando o
projeto que o Sistema Sinapro/Fenapro está construindo no setor e as ações que serão
implementadas no próximo ano.

“O encontro foi muito positivo para se aproximar dos profissionais das agências de
outros estados e assim conhecer as boas práticas dos mercados regionais. Isso gera
novas ideias para projetos que vão qualificar e melhorar a realidade das agências de
propaganda em Mato Grosso do Sul”, destaca Rudi Aquino, diretor do Sinapro-MS

Entre os avanços da atual gestão da Fenapro, está a reestruturação operacional dos
Sinapros; a ampliação dos serviços, entre eles, a expansão da capacidade de
atendimento das consultas jurídicas – foram mais de 900 sobre editais e licitações,
consultas empresariais, trabalhistas e tributárias – entre elas, 300 editais foram
corrigidos ou impugnados.

A Fenapro também organizou eventos, debates e workshops visando levar
conhecimento empresarial ao mercado.  Foram criados os eventos Chacoalha e Dica
Legal, que tiveram mais de 50 lives e convidados, somaram 5,5 mil horas assistidas e
21,6 mil visualizações. Outras iniciativas foram a realização do Fenapro Transforma,
com a edição de dois papers de referência para o setor e um total de oito workshops
pelo país, e a reativação do Cannes Lions Road Show, que no pós-pandemia contou
com sete edições em diversas capitais onde existem Sinapros.

Engajada nas articulações e demandas gerais do setor, a Fenapro participou das
discussões para elaboração da PEC da Reforma Tributária, integrou a coalizão que
discutiu a Lei das Fake News e aderiu aos manifestos pró-democracia. Também
promoveu uma aproximação com as demais entidades do setor, destacadamente a
ABAP, ABRADI, CNCOM e o CENP.

A agenda da entidade incluiu ainda a reformulação da sua presença digital e o
lançamento de serviços diversos através de um novo site, incluindo a estruturação do
SAC Sinapro/Fenapro Responde.

“Contar com um Sistema forte, que tenha o envolvimento dos associados e uma visão
conjunta de todos os participantes, é fundamental para transformar o mercado e
apoiar o desenvolvimento e crescimento das agências”, destacou o presidente da
Fenapro. “A atuação conjunta e estratégica dos Sindicatos e da Fenapro, a partir da
reestruturação de modelos de atuação, com entregas tangíveis e projetos que
beneficiem as agências, são o nosso foco em prol do desenvolvimento sustentável do
setor.”
Sistema SINAPRO/FENAPRO prepara agenda intensa de atividades em 2023

O Sistema Sinapro/Fenapro prepara uma extensa agenda de iniciativas para o ano de
2023. As atividades serão comandadas por grupos de trabalho específicos para temas
relevantes. Entre eles, a Integração Nacional da Lista Referencial de Preços, com o
objetivo de unificar a linguagem da referência de preços praticados pelo setor
publicitário em todo o Brasil; o desenvolvimento de ações estratégicas voltadas para
Atração e Retenção de Talentos; o projeto  Central Licitações Públicas, para atuar de
forma preventiva e defensiva no ambiente licitatório de contratação de agências em
todo o país, e o Monitoramento de leis e Interlocução Parlamentar, que prevê a
contratação de um escritório especializado para apoiar o setor na discussão de
projetos em tramitação no governo – área esta que será comandada por Dudu Godoy,
VP da Fenapro e Presidente do Sinapro-SP.

Entre os planos, destacam-se ainda a ampliação do mecanismo que envolve a pesquisa
VanPro – importante termômetro dos negócios e da gestão das empresas do setor –, a
fim de mapear todo o mercado publicitário nacional; a reativação de outros Sinapros
pelo Brasil; a ampliação do número de agências associadas ao Sistema

Sinapro/Fenapro; a  criação de um Prêmio Nacional de Criatividade; a  reestruturação
do Fenapro Universitário; a realização de eventos regionais e nacionais, além da
continuidade das ações já implementadas e em andamento, como a discussão do
estudo para flexibilizar a certificação do CENP e a sequência dos encontros já
realizados com Luiz Lara nos mercados locais.

“Esses projetos foram desenhados a partir da avaliação das demandas e gaps que
precisam ser preenchidos, mas basearam-se principalmente em um amplo estudo e
mapeamento do setor”, observa Queiroz. “Estamos confiantes de que, com o
alinhamento e o envolvimento das lideranças da propaganda de todo o Brasil e os
projetos estruturados e modelos de atuação definidos e operando em sintonia,
fortaleceremos ainda mais a nossa indústria”, completa o presidente da Fenapro.




Deixe seu comentário