Campo Grande, 28/04/2024 14:13

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 22 jul, 2019

“Decisão de Toffoli é um retrocesso na guerra à corrupção” (artigo)


É um retrocesso a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), José Antonio Dias Toffoli, de suspender todas as investigações em curso no País, baseadas em dados sigilosos compartilhados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), Banco Central e pela Receita Federal, com o Ministério Público e autoridades policiais sem prévia autorização judicial.

Esta medida, ainda, aumenta o grau de congestionamento do judiciário brasileiro. Além disso, serão suspensas muitas investigações de lavagem de dinheiro no Brasil – iniciadas  a partir do compartilhamento de informações destes órgãos fiscalizadores –, e é evidente que isso também colabora para a fragilização da posição do Brasil no cenário internacional e diante da própria sociedade. Afinal, como manter a credibilidade do País, quando se embarga os caminhos que levam ao combate da corrupção, da criminalidade e da impunidade?

A resolução será mantida até 21 de novembro, quando o STF julgará a constitucionalidade do compartilhamento, com o Ministério Público, de dados bancários e fiscais. Até esta data, cabe a nós trazer à luz todas as possíveis consequências desta decisão, fomentar o debate sobre o tema e esperar que os ministros do STF não prestem este desserviço à sociedade brasileira.

O momento é de unir esforços para o avanço da Justiça e da democracia nesta Nação, e não, criar atalhos para obstruí-los.

Fonte – Zero Hora

Por Martha Beltrame, presidente da Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS)




Deixe seu comentário