Campo Grande, 27/04/2024 12:51

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 17 mar, 2023

Deputado Amarildo Cruz morre aos 60 anos


O deputado Amarildo Cruz, 60 anos, faleceu na manhã desta sexta-feira. Ele estava internado em Campo Grande desde a quarta-feira (15), quando apresentou um quadro de infecção pulmonar, que se avançou rapidamente. Ele foi entubado e a família chegou a cogitar levá-lo para São Paulo, no Hospital Albert Eistein, mas os médicos da Capital entenderam que ele não resistiria. A morte foi confirmada pelo deputado e amigo de Amarildo, Pedro Kemp.

Amarildo estava no quinto mandato como deputado na Assembleia Legislativa. No quarto ficou como suplente e assumiu depois que Cabo Almi faleceu em decorrência de Covid-19. O deputado nasceu em Presidente Epitácio, no Estado de São Paulo, que faz divisa com Bataguassu, em Mato Grosso do Sul. Mudou-se para o Estado aos 18 anos, em 1981, quando foi aprovado em concurso de Fiscal Tributário Estadual. Formou-se em Direito, cursou Ciências Contábeis, pós-graduado em Gestão Pública, e especialista em Ciência do Direito.

O deputado era filiado ao Partido dos Trabalhadores desde 1984, onde ocupou os cargos de presidente e tesoureiro no Diretório Estadual do Partido. Foi um dos fundadores do Sindicato dos Agentes Tributários Estaduais de Mato Grosso do Sul, atual Sindifiscal/MS, onde foi secretário geral e presidente.

No Governo do Estado foi coordenador geral tributário e financeiro da Secretaria de Fazenda e superintendente da Central de Compras do Estado. Entre 2003 e 2006 foi presidente da Agência Estadual de Habitação, na gestão de Zeca do PT.

Na Assembleia, criou a Frente Parlamentar em Defesa do Meio Ambiente e o movimento “Meio Ambiente Limpo, Planeta Vivo”. Propôs projetos de lei que estabelecem normas para o cultivo da cana-de-açúcar; a Política Estadual de Gestão e Proteção da Bacia do Rio Paraguai; a suspensão das concessões de licenças de desmatamento e disciplina produção, transporte, comercialização e utilização de carvão; a ampliação dos critérios de distribuição do ICMS Ecológico entre os municípios de Mato Grosso do Sul.

Foto: Luciana Nassar/Assembleia




Deixe seu comentário