Campo Grande, 28/04/2024 15:10

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 21 mar, 2023

Doleiro Alberto Youssef, pivô da Lava Jato, é preso de novo pela PF


(Da FSP) –

Nova prisão foi determinada por juiz que assumiu os casos da operação em Curitiba

A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira (20) em Santa Catarina o doleiro Alberto Youssef, um dos pivôs da Operação Lava Jato.

O doleiro, apontado como operador do PP na Petrobras, assinou um acordo de colaboração premiada logo no início da operação e expôs como funcionava o esquema de corrupção na estatal.

Youssef, 56, foi preso na primeira fase da Lava Jato, em março de 2014, e condenado pelo então juiz Sergio Moro na Lava Jato em penas que somam mais de 120 anos de prisão. Porém, deixou o regime fechado em 2016, graças ao acordo de delação.

A nova prisão foi ordenada pelo juiz Eduardo Fernando Appio, que assumiu a 13ª Vara Federal em Curitiba em fevereiro, e, segundo o despacho, tem como base uma representação para fins penais da Receita Federal.

De acordo com o juiz, o relatório produzido por uma investigação do Fisco “deixa evidenciado que o acusado não devolveu aos cofres públicos todos os valores desviados e que suas condições atuais de vida são totalmente incompatíveis com a situação da imensa maioria dos cidadãos brasileiros”.

“O simples fato de que possui diversos endereços e de que estaria morando na praia já evidência uma situação muito privilegiada e que resulta incompatível com todas as condenações já proferidas em matéria criminal”, diz Appio. O doleiro foi detido em Itapoá, cidade no litoral catarinense na divisa com o Paraná.

Entre os fatos apontados pela Receita, segundo a decisão do juiz, está a tentativa do doleiro de comprar um avião e um helicóptero.

Continue lendo 




Deixe seu comentário