Campo Grande, 27/04/2024 14:22

Blog do Manoel Afonso

Opinião e atitude no Mato Grosso do Sul

Política

Política • 20 jan, 2023

Programa Ilumina Pantanal é concluído com 2.826 ligações


Desenvolvido e realizado por meio de parceria entre o Governo de Mato Grosso do Sul, Energisa e Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Ilumina Pantanal foi totalmente implantado levando energia solar para 2,8 mil unidades consumidoras na maior planície alagável do mundo. A informação foi repassada nesta quinta-feira (19) pelo presidente da Energisa MS, Marcelo Vinhaes, ao governador Eduardo Riedel, na Sala de Reuniões do gabinete da governadoria.

Eduardo Riedel destacou a importância de investimentos bem planejados em energia elétrica para impulsionar o desenvolvimento. “Energia é um insumo básico. Ao levarmos energia para o Pantanal, damos dignidade ao pantaneiro. E temos o Conta de Energia Social: Conta de Luz Zero, que é uma transferência de renda direta. Se conseguirmos mapear onde existe maior necessidade de investimento, vamos perceber que o efeito multiplicador disso na economia será muito maior, com geração de emprego e renda”, disse o governador. O Ilumina Pantanal foi o grande vencedor do Solar & Storage Live 2021, na categoria Projeto Internacional Solar, promovido pela Associação Internacional de Produtores de Energia Solar.

Para o secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), energia e desenvolvimento caminham juntos. “Quando pensamos em desenvolvimento econômico não tem como não pensar se nós vamos ter energia para atender esse desenvolvimento econômico. A Energisa demonstrou que tem caminhado junto com o Estado no planejamento. Aquilo que o Estado planeja em termos de desenvolvimento, ela tem conseguido atender. Isso não significa que nós não tenhamos alguns pontos críticos que isso que o governo apresentou hoje, algumas demandas mais prioritárias, principalmente de atendimento na área rural. O governador destacou bastante essa necessidade. Então, a Energisa, dentro do seu planejamento de 2023 vai procurar atender onde o Estado mais se desenvolve e onde é prioritário, também na área rural”.

Desenvolvimento de MS foi discutido pelo governador Eduardo Riedel

Outro ponto destacado foram os investimentos em energia solar da (re)energisa, uma marca de soluções energéticas do Grupo Energisa voltada para pequenas e médias empresas. Esses investimentos vão ao encontro do programa Carbono Neutro. “São 21 plantas, mais de R$ 250 milhões de investimento. Inclusive, nós já temos uma sinalização de inauguração nos próximos dias de, no mínimo, quatro dessas usinas. Hoje nós já temos mais de 90% da nossa energia produzida no Estado de energia renovável e essa é uma proposta dentro do Estado Carbono Neutro de energia renovável. Então, a Energisa coloca esses investimentos, gera energia nova no Estado, todos esses processos são certificados, inclusive com emissão de crédito de carbono. É mais uma contribuição ao desenvolvimento e à sustentabilidade do Estado”, declarou Jaime Verruck.

Energisa destacou projetos de energia solar em Mato Grosso do Sul

Também participaram da reunião o vice-governador Barbosinha, o secretário de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo, além de representantes da Energisa.

Paulo Fernandes, Comunicação do Governo de MS

Foto destaque: Chico Ribeiro/arquivo

Fotos da reunião: Saul Schramm




Deixe seu comentário